PROJETO DE LEI N.º 67/2013

 

 

Denomina Deputado Wilson Machado a CE 453 no trecho que liga a CE 040 ao distrito de Iguape no município de Aquiraz .

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º. Fica denominada Deputado Wilson Machado a CE 453 no trecho que liga a CE 040 ao distrito de Iguape no município de Aquiraz.

 

Art. 2º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

PAULO FACÓ

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

 

 

Nascido no município de Caririaçu (à época São Pedro do Cariri) em 24 de dezembro de 1927, José Wilson Machado Borges era filho de José de Oliveira Borges e Catarina Machado Borges.

 

Cursou até a 6ª série no Seminário do Crato. Iniciou suas atividades profissionais em 1946 como radialista. Jornalista profissional, membro da Associação Cearense de Imprensa e do Sindicato dos Radialistas do Ceará. Em Fortaleza, trabalhou nos Diários Associados por 30 anos, na Ceará Rádio Club e no jornal “Correio do Ceará”.

 

Vereador eleito à Câmara Municipal do Crato em 1950 pelo PSD (Partido Social Democrático). Foi primeiro suplente de Vereador na Câmara Municipal de Fortaleza em 1962, pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), tendo assumido o mandato durante quase toda a legislatura.

 

Eleito Deputado Estadual em 1966 pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), foi o mais votado na capital cearense, naquele pleito. Reeleito para as legislaturas de 1971, 1975 e 1979, sempre pelo MDB. Em 82, já pelo PMDB, ficou na terceira suplência do partido.

 

No trato diário, sempre demonstrou em suas ações inteligência e amabilidade. Como Vice-líder do PMDB, na Assembleia, sua palavra era ouvida em Plenário com atenção pelos seus pares, pois era sempre repleta de sabedoria e bom senso.

 

 

 

Em toda sua vida, seja como radialista ou homem público sempre esteve próximo das pessoas simples e humildes, convivendo por 40 anos com a comunidade da praia do Iguape, onde, na época que chegara lá a passeio não existia praticamente nem estrada oficial, o seu Wilson como era chamado pelos moradores adotou o lugar como praticamente sua segunda casa, passando vários momentos de lazer com a família e amigos. Por isso solicito a essa casa do povo que homenageie um homem que viveu para ajudar seu próximo, proferindo a ele a denominação da CE 453.

 

Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

 

PAULO FACÓ

DEPUTADO