PROJETO DE LEI N.º 64/2013
Denomina de Adelaide Coutinho de Loiola, a creche infantil, do distrito de Santa Tereza, cidade de Tauá-Ce.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ
Art.1° Fica denominada de Adelaide Coutinho de Loiola, a creche infantil, do distrito de Santa Tereza, cidade de Tauá-ce.
Art. 2° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
SALA DAS SESSÕES, MARÇO DE 2013.
Patrícia Saboya
Deputada Estadual
JUSTIFICATIVA
Adelaide Coutinho de Loiola, nasceu dia 15 de Outubro de 1904, na cidade de Independência, vivendo sua infância e juventude na Fazenda Estação, filha do casal Antônio Coutinho de Macêdo e Josefa Aurélia dos Santos. Sendo sempre uma filha muito amada pela família, gostava muito de trabalhar e ir às festas da Padroeira do Município, Nossa Senhora Santa Ana. A jovem Adelaide encontrou seu príncipe, o jovem Abidias Rodrigues de Loiola, residindo na Fazenda Bezerros, Município de Tauá em 1936, sempre desfrutando dos bons momentos da vida, em 1938 vieram morar em Santo Antônio, distrito de Tauá, abrindo sempre as portas de sua casa grande para que as pessoas se hospedassem e descansassem, da união do casal foram gerados oito filhos: Horácio Coutinho,Enedina Coutinho, Neuza Coutinho, Antônio Coutinho,Juviniana Coutinho, Marinez Coutinho, Djacir Coutinho e Oriel Coutinho.
Dona Adelaide adotou 08 filhos e acompanhava seus netos, bisnetos e tataranetos. Era uma mãe para todas as pessoas que moravam na comunidade de Santo Antônio até Santa Tereza, foi comerciante, ajudando a abastecer a todas as comunidades do Rio Trici. Mãe Delaide como era chamada pelos netos e bisnetos, gostava de fazer festas de encontro com os amigos, parentes e todos da sua família de quem ela tanto gostava.
Em 1988, foi morar em Santa Tereza com seu filho Horácio, onde seus amigos iam sempre lhe visitar, pois tinha muitos afilhados na região do Trici. Dona Adelaide será sempre lembrada por sua bondade e generosidade com os mais necessitados.
Dona Adelaide faleceu em 1993, com 93 anos, deixando muitas saudades aos seus familiares, parentes, amigos da sua região.
Será sempre lembrada pelas pessoas que ajudou com seu enorme coração. Dona Adelaide era de família tradicional “Coutinho e Loiola”, sendo a Matriarca da família.
Sala das Sessões, março de 2013.
PATRÍCIA SABOYA
DEPUTADA