PROJETO DE LEI Nº 229/13
Denomina de “MARIA STELA ROCHA AGUIAR” a Escola Estadual de Ensino Médio no Distrito de Guriú, localizado no Município de Camocim.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Artigo 1º. – Fica denominado de “MARIA STELA ROCHA AGUIAR” a Escola Estadual de Ensino Médio no Distrito de Guriú, localizado no Município de Camocim.
Artigo 2º. – Esta lei entre em vigor na data de sua publicação.
Artigo 3º. – Revogam-se as disposições em contrário.
Sala das sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 17 de Outubro de 2013.
JUSTIFICATIVA
Maria Stela Rocha Aguiar, filha do conceituado casal granjense Antônio de Carvalho Rocha e Maria Edwirges Angelim Rocha, nasceu em Granja/CE, na localidade de Riachão, atualmente Município de Uruoca, em 9 de julho de 1916.
Seu Pai, “Tonico Rocha”, como era popularmente chamado, conhecido, a par de suas atividades de comerciante e agropecuarista, destacou-se na política, tendo sido Vereador, Presidente da Câmara e Deputado Estadual por 04 (quatro) legislaturas, representando a Agricultura e a Pecuária na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. Foi constituinte da Carta Magna Estadual de 1947.
Em sua infância, Maria Stela, transcorreu no aconchego da família, no Sítio do Alto em Granja e na pequena Uruoca. Do Alto, havia a lembrança do rio que nas cheias “de inverno” invadia o quintal, forçando a ida para a escola de canoa, o que para a criançada era pura aventura e diversão (entre 1926 e 1928).
Mais tarde, na bela litorânea Camocim, conheceu aquele que, longe de imaginar, seria seu companheiro por mais de 47 anos, pois a época tratava-se de um semiarista que costumava passar por sua porta, a caminho da Igreja.
Após deixar o seminário, e já um renomado comerciante da Zona Norte do estado, Murilo Rocha Aguiar pede Maria Stela em casamento e o enlace se realiza aos quatorze dias do mês de maio de 1937. Assim, ela estaria destinada ao envolvimento com a política em toda a sua existência, pois Murilo ingressaria na vida pública, elegendo-se também à Constituinte de 1947; a seguir foi eleito Prefeito de Camocim. Reelegeu-se Deputado em 1954, 1958, 1962, 1964, 1968 e 1982 com uma belíssima trajetória em prol do Social, sobretudo, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico, até o dia de seu falecimento.
Do Matrimonio com Murilo nasceram 7 (sete) filhos: Maria Zelma Rocha Aguiar, José Stélio Rocha Aguiar, Maria Nusia Rocha Aguiar, Maria Claudia Rocha Aguiar, Murilo Rocha Aguiar Filho e Francisco de Paula Rocha Aguiar, Antônio Alberto Rocha Aguiar.
Dos 7 (sete) filhos vieram 33 ( trinta e três) netos, 51 (cinquenta e um) bisnetos e 2 (dois) tataranetos.
A sólida formação cristã recebida na infância fez da religião parte fundamental da sua vida, além de ir à missa todos os dias, insistia para que seus filhos e netos também participassem dessa vida, estando sempre presente nas celebrações católicas.
Mãe desvelada, profundamente dedicada à família, porém ciosa da missão a desempenhar como esposa de político, “Maristela” mantinha as portas de sua casa aberta àqueles que chegassem, qualquer que fosse a hora a procura de ajuda e após a viuvez continuou transformando sua residência em “casa de apoio”. Aliás, com o ingresso dos filhos na vida política, a sua participação tornou-se mais intensa, fosse atuando ativamente nas manifestações públicas, marcando sua presença nos palanques ou oferecendo incentivo e até apoio logístico, ao filho Francisco, a filha Claudia na sua campanha para vereadora e nas campanhas para vereador de Sérgio Aguiar e Stelio Júnior e mais tarde na campanha do neto Sérgio Aguiar para prefeito de Camocim.
A política foi tão importante na vida de Maristela, que seria impossível falar de sua trajetória sem incluí-la:
Filha do Deputado Antonio de Carvalho Rocha.
Esposa do Deputado Murilo Rocha Aguiar.
Mãe do Deputado Francisco de Paula Rocha Aguiar.
Avó do Deputado Sérgio de Araújo lima Aguiar.
A Matriarca da família Rocha Aguiar faleceu aos 17 dias do mês de maio de 2011, deixando para seus herdeiros algumas lições inesquecíveis, o amor e a dedicação à família, um caráter nobre e caridoso e a valorização da vida.
Sala das sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 17 de outubro de 2013.
MANOEL DUCA
DEPUTADO