PROJETO DE LEI N.º 206/13
Concede o Título de Cidadão Cearense ao empresário Luiz Roberto Barcelos, expoente no ramo de exportação de frutas.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º É concedido ao empresário Luiz Roberto Maldonado Barcelos, o maior exportador de frutas do país, natural do estado de São Paulo, o Título de Cidadão Cearense.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
PAÇO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 2 de setembro de 2013.
DEDÉ TEIXEIRA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Luiz Roberto Maldonado Barcelos, “Bebeto”, é filho de Luiz Paulo de Toledo Barcelos e Maria Del Rosário Maldonado Barcelos, casado com Marta Bernardes e tem 3 filhos (Celina, Bráulio e Beatriz). É neto de cearense. Seu avô paterno, Oscar Pinheiro Barcellos, nasceu em Fortaleza. Migrou para o Rio de Janeiro quando jovem, para cursar medicina.
Nascido em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1965, Luis Roberto Barcelos é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Faculdade do Largo do São Francisco. Advogou por 9 anos, sendo 5 como estagiário e 4 após formado.
Foi sócio de um escritório de advocacia em São Paulo – “Batista e Barcelos”, em 1991; posteriormente, sócio da Alba, Comercial e Exportação LLP, São Paulo, também em 1991. Um de seus clientes era uma trading que exportava frutas.
Por ter grande ligação com o setor agrícola, já que seu pai é fazendeiro no interior de São Paulo e tendo passado boa parte de suas férias na fazenda, adquiriu o gosto pela natureza e pela produção agrícola. Mas, diante das frequentes dificuldades financeiras que via o pai atravessar, decidiu ir para a capital estudar Direito e ter uma vida na grande metrópole, trabalhando como advogado.
Sua primeira visita à Fortaleza foi em janeiro de 1991, como advogado, para representar sua cliente na elaboração de contratos de compras de melões na região de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Quando surgiu o convite por parte do seu atual sócio, Carlo Porro, para trabalhar naquela cliente que lhe levara ao Ceará, Alba Comercial Exportadora Ltda., não hesitou em aceitar o novo desafio. “A empresa comprava maçã em SC, laranja no interior de SP, manga em Petrolina/PE e melão em Mossoró/RN”, conta Bebeto.
Envolvido em compras de frutas por todo o Brasil, se alegrava quando tinha que vir ao Ceará.
Em 1994, com o Plano Real, o dólar teve uma queda sem precedentes na história da economia brasileira, inviabilizando as exportações e a trading fechou, deixando um rastro de dívidas, das quais era pessoalmente avalista.
Na ocasião com 2 filhos e se preparando para receber mais um herdeiro, decidiu, em abril de 1994, juntamente com Carlo Porro, estabelecer a Agrícola Famosa, na época batizada de Agrícola Cajazeira, em homenagem ao local da primeira fazenda localizada no povoado de Cajazeiras, município de Aracati.
Sem capital de giro e sem crédito iniciou a atividade plantando 3 hectares de melão por semana. A produção era enviada para o Ceasa de São Paulo onde o sócio Carlo Porro a vendia.
Em julho de 1995, juntamente com a família, mudou-se para Mossoró. Co-fundador e Diretor da Agrícola Famosa, fez com o melão uma grande história de sucesso.
Um visionário estratégico com um claro senso de propósito e urgência diante de desafios diversos durante períodos, tanto de quedas nas vendas, quanto de rápida ascensão. Habilidoso em estabelecer excelência operacional dentro de ambientes culturais diversos, traduzindo modelos conceituais em estratégias específicas de crescimento, e planejando/executando campanhas globais multifacetadas criadas para aumentar a participação de mercado.
Atualmente, depois de 18 anos, a Agrícola Famosa planta 240 hectares por semana dos mais variados tipos de melões e melancia sem semente. Totaliza uma produção anual de 6.700 hectares de melões e melancias. 500 hectares de banana. Outros 500 hectares de mamão. Gera diretamente cerca de 7.000 empregos diretos. Exporta mais de 6.000 contêineres por ano, o que faz dela a maior exportadora de frutas frescas do Brasil e uma das maiores produtoras de melões do mundo. Distribui anualmente no mercado interno outros 4.000 contêineres.
A Agrícola Famosa é uma empresa que emprega milhares de trabalhadores Icapuienses, como também do município de Tibau e Aracati, garantindo assim, o sustento das famílias destas cidades. Só lembrando que 70% da sede da Empresa Agrícola, está localizada em Icapuí e o restante em Mossoró.
O que inicialmente era uma vontade de plantar qualidade e gerar frutos em pleno Nordeste brasileiro, hoje se traduz numa produção diversificada, crescimento constante e expansão de mercados.
Uma história de esforço e dedicação que hoje dividem com quase 5.000 colaboradores nos períodos de safra e que faz da Agrícola Famosa a maior produtora de melões e melancias do Brasil e uma das maiores do mundo.
Sua localização privilegiada coloca a empresa diante de três importantes corredores de escoamento da produção: a apenas 300 km do Porto de Natal, no Rio Grande do Norte; 220 km do Porto do Mucuripe em Fortaleza, Ceará; e a 250 km do Porto de Pecém, a mais moderna estrutura industrial-portuária da região Nordeste, que está localizada no estado do Ceará, e é também o Porto brasileiro mais próximo do continente europeu.
A Fazenda sede ocupa uma área de 7 mil hectares, dos quais 3 mil são destinados exclusivamente ao cultivo de diferentes variedades de melões e melancias. Além da fazenda sede a Agrícola Famosa conta com mais três fazendas próprias somando mais de 12 mil hectares, distribuídas entre os estados do Ceará e Rio Grande do Norte e ainda mais 6.500 hectares de fazendas arrendadas.
Em Limoeiro do Norte, CE, está localizada a fazenda Califórnia onde a empresa está expandindo o seu projeto de Bananas de 60 para 130 hectares ainda este ano.
Quanto a tecnologia utilizada, a Agrícola Famosa é a única empresa do Brasil a fazer medição de Brix por sistema de Infravermelho. Com este sistema a empresa é capaz de classificar os frutos, sem cortar ou perfurar os mesmos, tendo então medições mais precisas e sem desperdício de frutas.
O grande orgulho da Luiz Roberto é trazer para o semiárido brasileiro dignidade através do trabalho, contribuindo para a diminuição da pobreza e das diferenças sociais.
DEDÉ TEIXEIRA
DEPUTADO