PROJETO DE LEI N.º 111/2013

 

DENOMINA MONSENHOR VICENTE ALVES FEITOSA A ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DE CARIRIAÇU, NO ESTADO DO CEARÁ.

 

A Assembleia Legislativa do Estado da Ceará

Decreta:

 

Art. 1°. Fica denominada Monsenhor Vicente Alves Feitosa a Escola Profissionalizante situada na Av. Chico Libório s/n, no Bairro Paraíso, na Sede do Município de Caririaçu, no Estado do Ceará.

 

Art. 2°. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 3°. Revogam-se as disposições em contrário.

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 17 de maio de 2013.

 

Danniel Oliveira

Deputado Estadual

 

JUSTIFICATIVA

 

A proposição tem o intuito de homenagear o Monsenhor Vicente Alves Feitosa tanto pelas atividades religiosas como pela intensa luta na alfabetização das crianças e sustentabilidade do município, um dos recentes exemplos era a implantação de adutora que estabilizaria o abastecimento d’água no município.

 

Essa homenagem é estendida aos munícipes que através de seus representantes políticos elaboraram e aprovaram o Projeto de Lei na Câmara Municipal e sancionado pelo Prefeito, concedendo o Titulo de Cidadão Caririaçuense ao Monsenhor Vicente Alves Feitosa.

 

Padre Vicente Alves Feitosa nasceu no dia 23 de julho de 1921, na fazenda Favelas em Arneiroz-CE, na região dos Inhamuns. Recebeu esse nome, herdado de seu pai que faleceu poucos dias antes do seu nascimento. O seu batismo ocorreu no dia 08 de agosto do mesmo ano, pelo Pe. José Francisco de Oliveira. Iniciou seus estudos com sua mãe e seu primo José Leopoldo Feitosa. Foi enviado ao Seminário São José no Crato no dia 1º de março de 1935, sua vocação sacerdotal foi despertada no seminário na convivência com os padres e os colegas que já estavam bem encaminhado à vida sacerdotal. Em 1941 foi transferido para o Seminário da Prainha em Fortaleza onde cursou Filosofia e Teologia.

 

A Sagrada Ordenação Sacerdotal foi recebida no dia 1º de dezembro de 1946, na Sé Catedral em Crato-CE. A primeira missa por ele celebrada foi no dia 17 de janeiro de 1947, em Arneiroz. Sua vida sacerdotal transcorreu, principalmente, exercendo a missão de vigário, começando a exercê-la em Iguatu e Bom Jesus de Quixelô entre os anos de 1947 e 1949. De julho de 1949 à janeiro do ano seguinte foi secretário do bispo diocesano.

 

No dia 17 de janeiro de 1950 foi nomeado Pároco da Paróquia de São Pedro em Caririaçu-CE, onde exerceu com dedicação, zelo e amor a sua missão evangelizadora por 41 anos. No exercício de sua administração paroquial realizou relevantes trabalhos construindo e reformando várias capelas, veja:

 

 

 

 

CAPELA LOCALIDADE

 

São Vicente Ferrer Vila Miguel Xavier

Jesus, Maria, José Monte Serrat

Senhora Santana Vila Feitosa

N. Sra. da Saúde Vila Miragem

N. Sra. de Fátima Serrinha

Sta. Joana D’Arc Serra Verde

N. Sra. de Fátima Bom Sucesso

São Francisco Bairro Pernambuquinho

N. Sra. do Rosário Vila Primavera

São José Sítio Patos

São Sebastião Sítio Carrapato

Senhora Santana Sítio Novo

São Lourenço Sítio São Lourenço

São Miguel Sítio Caiçara

Sto. Antão Sítio Rubão

 

Entre 1950 e 1960 foram 10 anos de peregrinação para atender essa imensa área da paróquia tendo como meio de transporte o cavalo – o único meio de transporte da época. Somente em 1960 conseguiu adquirir seu primeiro Jeep, facilitando assim a locomoção para várias comunidades rurais.

 

Fundou as seguintes Associações Religiosas: Associação das Mães Cristãs, União das Filhas de Maria, Congregação Mariana e Apostolado da Oração. Construiu a sede do Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Caririaçu, fundou o Ginásio São Pedro (CNEC), onde esteve à frente como Diretor e Professor de 1962 a 1968.

 

Promoveu em maio de 1961 a Semana Ruralista, em convênio com o Ministério da Agricultura, Governo do Estado, Diocese do Crato, Paróquia de São Pedro e apoio do Banco do Nordeste, evento esse que contribuiu para o progresso de Caririaçu, criando a Cooperativa Mista Agrícola de Caririaçu, o Posto Avançado do INPS, ANCAR-CE (Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural) – atual EMATECE incentivo à construção do Açude São Pedro que abastece a cidade. Em convênio com o Estado e ajuda da Alemanha, construiu o Posto de Saúde São Pedro que deu origem a Unidade Mista de Saúde Geraldo Lacerda Botelho.

 

Afastou-se do paroquiato em 06 de janeiro de 1991, por motivos de saúde. Mesmo sem exercer o cargo, Pe. Vicente permaneceu na Paróquia de São Pedro e continuou dando o seu testemunho de amor e fidelidade ao ministério sacerdotal. E com o reconhecimento de Dom Fernando Panico, bispo da Diocese do Crato, pelo seu exemplo de sacerdote virtuoso e fervoroso recebeu do Santo Papa Bento XVI o título de monsenhor.

 

Portanto senhores parlamentares, solicitamos o apoio na aprovação desta propositura de grande relevância e justa homenagem ao povo de Caririaçu.

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 17 de maio de 2013.

 

DANNIEL OLIVEIRA

DEPUTADO