PROJETO DE LEI Nº 96/12

 

RECONHECE O MUNICÍPIO DE BARBALHA COMO A CAPITAL CEARENSE DOS

FESTEJOS DE SANTO ANTÔNIO NO ESTADO DO CEARÁ

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º - Fica reconhecido o Município de Barbalha como a Capital dos Festejos de Santo Antônio no Estado do Ceará.

 

Art. 2º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

JUSTIFICATIVA

 

A cidade de Barbalha sedia uma grande celebração em Homenagem aos Festejos de Santo Antônio. Cerca de 2.000 pessoas entre os 61 grupos folclóricos e outros para-folclóricos desfilam pelo Corredor Cultural de Barbalha na Festa do Pau da Bandeira.

 

Os festejos iniciam com a missa de abertura da Festa de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha, e envolve diversas atividades pelos corredores da cidade.

 

A festa do Pau da Bandeira se destaca como uma das mais fortes manifestações religiosas do Nordeste onde um jacarandá com cerca de 23 metros e 2,5 toneladas é carregado pelo Corredor Cultural da cidade.

 

O município vivencia período festivo, cultural e religioso onde os párocos se revezam para celebração da Trezena de Santo Antônio, com horários alternativos, e nas escadarias da matriz acontece à retreta com filarmônica. “No local, apresentação das Filarmônicas de São José e da Batuta do Rosário e das Bandas Cabaçais dos Mestres José Barros (da Sitio Mata dos Lima); Assis Ribeiro (Sítio Macaúba); Luiz Valetim (Vila Santo Antônio); Pedro Elias (Santo André); Cícero Ribeiro (Brejim); e Vicente Ribeiro (do Sitio Santana).”

 

O calendário da cidade ocorre anualmente e prossegue até o dia 13 de junho encerrando com uma grande procissão do santo pelas ruas da cidade, terminando no largo da matriz.

 

Destacamos que a Festa do Pau da Bandeira é uma realização da Prefeitura Municipal de Barbalha e conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Chesf, Governo do Estado do Ceará e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e Ministério da Cultura, contemplado pela Lei Rouanet. E apoio cultural da COELCE através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.”

 

Diante da importância cultural e religiosa de Santo Antônio para esta cidade pedimos a apreciação deste projeto e o reconhecimento desta Cidade.

 

FERNANDA PESSOA

DEPUTADO (A)