PROJETO DE LEI N.º 91/12
Denomina de Francisco Marcelo Cavalcante de Menezes, o viaduto localizado na Rua Juaci Sampaio Pontes, no Município de Caucaia, na forma que indica.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, DECRETA:
Art. 1º. Fica denominado de Francisco Marcelo Cavalcante de Menezes, o viaduto localizado na Rua Juaci Sampaio Pontes, no Município de Caucaia.
Art. 2º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.
RONALDO MARTINS
DEPUTADO
J U S T I F I C A Ç Ã O
Francisco Marcelo Cavalcante de Menezes nasceu no dia 09 de Outubro de 1938, na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, às 20h30min horas, na Rua Jaime Benévolo esquina com a Rua Meton de Alencar.
Filho de Romeu de Castro Menezes e de Maria Cavalcante de Menezes, tendo como Avós Paternos, Coriolano de Castro Menezes e Maria Vieira de Castro, e avós maternos, Amâncio de Holanda Cavalcante e Francisca Silveira Cavalcante. Terminou seus estudos secundários no Colégio São José e Colégio São João respectivamente, tendo concluído no Colégio Liceu do Ceará.
Em janeiro de 1959, ingressou na Inspetoria Estadual do Transito da Capital, onde permaneceu até o ano de 1962, quando ingressou na Polícia Rodoviária Federal no dia 03 de Setembro, através de concurso público, teve nesta instituição 35 longos anos de bons serviços prestados, pautado na honestidade e honradez de suas funções, cuidando ciosamente de suas funções até se aposentar no dia 11 de Setembro de 1995.
Casou-se com Mirtes Silva de Menezes no dia 30 de Julho de 1960, e teve como filhos Verônica Silva de Menezes, Francisco Marcelo Silva de Menezes, e Marcus Aurélio Silva de Menezes. Além de todas as atividades que exerceu durante a sua vida, era grande músico, compositor, cantor e maestro musical, tendo comandado com seu Pai, Romeu de castro Menezes, Um conjunto Musical, “Conjunto Cristal”, que animou por muito tempo a juventude de Caucaia e Fortaleza.
Marcelo teve uma destacada participação, e algumas de suas músicas foram colocadas no contexto de arte como belas composições. Dominava com muita maestria o Acordeom, tocando belas músicas que encantavam a todos.
Destacou-se em toda a sua vida como um bom Pai, esposo e, sobretudo um grande amigo de todos.
Gozava de muita atenção em sua Repartição, a Polícia Rodoviária Federal, a ponto de ser destacado como funcionário exemplar no zelo pela causa pública.
Fixou-se em Caucaia desde 1945 quando seus pais vieram fixar residência nesta cidade, e posteriormente, veio a morar nestes últimos anos em Fortaleza.
Depois de longa enfermidade, com problemas respiratórios, veio a falecer no dia 07 de fevereiro de 2012, tendo sido sepultado no Cemitério Parque da Paz. Francisco Marcelo Cavalcante de Menezes deixou um legado de bons costumes e de profunda honestidade nos valores fundamentais do cidadão.
RONALDO MARTINS
DEPUTADO