PROJETO DE LEI Nº 86/12

 

DENOMINA DE EDUARDO NOGUEIRA RAMOS JÚNIOR

O CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS –

C.E.O. DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA, NA FORMA QUE

INDICA.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ APROVA:

 

Art. 1º. Fica denominado de EDUARDO NOGUEIRA RAMOS JÚNIOR o Centro De Especialidades Odontológicas – C.E.O., localizado no Município de Caucaia.

 

Art. 2º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

SALA DAS SESSÕE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Eduardo Nogueira Ramos Junior, hoje falecido, nasceu em 25 de março de 1950, natural de Fortaleza, primeiro de seis filhos que tiveram seus pais Eduardo Nogueira Ramos e Maria do Carmo de Brito Ramos, esta filha de Caucaia.

 

Tendo passado a sua juventude em Caucaia, o natural que seria por aqui criar laços, aconteceu. Casou-se no ano de 1971 com Verônica Gomes Nogueira Ramos, filha de família tradicional deste Município, advindo desta união, dois filhos, Mônica Elizabeth Gomes Nogueira Ramos e Eduardo Nogueira Ramos Neto.

 

Concluiu seus estudos no Colégio Liceu de Fortaleza. Aprovado no vestibular da Universidade Federal do Ceará para os cursos de Direito e Odontologia, freqüentou a Faculdade de Direito apenas por alguns semestres, optando assim por dedicar-se exclusivamente ao curso de Odontologia que era sua paixão.

 

Na sua vida profissional, exerceu a Odontologia por vários anos no antigo FUNRURAL, atendendo a população mais carente deste Município, bem como na Fundação São Judas Tadeu. Era, ainda, funcionário da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e no turno da noite, atendia em consultório particular localizado na cidade de Fortaleza.

 

Na esfera política, outra de suas paixões, foi vereador do Município de Caucaia nos anos de 1979 a 1982, presidindo àquela casa no período de 1981 a 1982. Após este período legislativo, participou somente dos bastidores da política não exercendo mais cargos eletivos.

 

No tocante a sua vida acadêmica, ainda universitário, foi professor dos colégios Joaquim Nogueira e Sargento Hermínio, ministrando o conteúdo de Biologia. Após, lecionou a disciplina de Anatomia Humana na Universidade Estadual do Ceará, tendo exercido por vários anos o cargo de Diretor do Centro de Ciências da Saúde.

 

Aos 43 anos de idade, no dia 24 de dezembro do ano de 1993, veio a sofrer uma parada cardiorrespiratória, que o deixou com graves seqüelas, passando, então, a viver em estado de coma vigil irreversível. Quase quatro anos depois de intenso sofrimento, mais precisamente em 28 de outubro de 1997, apenas com 47 anos, veio a falecer, deixando apenas lembranças para aqueles que o conheceram.

 

Em face de todas a informações apresentadas, apresentamos a presente propositura.

 

RONALDO MARTINS

DEPUTADO (A)