PROJETO DE LEI N.º 41/2012.
DENOMINA DE “COMANDANTE ARISTON PESSOA” O AEROPORTO DO POLO TURÍSTICO DE JERICOACOARA, NO MUNICÍPIO DE CRUZ, ESTADO DO CEARÁ.
Art. 1º - Fica denominado de COMANDANTE ARISTON PESSOA o Aeroporto do Pólo Turístico de Jericoacoara, no Município de Cruz, Estado do Ceará.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º evogam-se as disposições em contrário.
PAÇO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.
JOSÉ ALBUQUERQUE
DEPUTADO (A)
JUSTIFICATIVA
Apresento aos demais pares, uma das mais justas homenagens que a Assembléia Legislativa faz a um homem que tinha forte espírito público, O cearense João Ariston Pessoa de Araújo, visionário e empreendedor. Fundador da TAF – Táxi Aéreo Fortaleza – empresa de aviação voltada para prestação de serviços de transportes de cargas e passageiros pelo Brasil a fora, tinha na profissão de piloto-aviador sua grande paixão. Cidadão possuidor de uma conduta ilibada, prestou relevantes serviços à população e ao Estado do Ceará.
Desde a mais tenra idade, ainda morando em Cascavel, onde nasceu, Ariston Pessoa tinha profunda admiração por avião. Quando veio para Fortaleza, cabeça do grupo de irmãos que acabaram de ficar na orfandade paterna, Ariston foi morar na Aerolandia. Parecia destino. E era. Depois da escola seu lugar era no velho Aeroclube, onde veio a tomar seu banho de óleo pouco depois dos 17 anos. Vocacionado para a mecânica, cedo aprendeu com grandes mestres os segredos dos motores a explosão.
Muito cedo comprou seu primeiro avião, um velho e saudoso Aeronca, com o qual deu início à vida da TAF-Táxi Aéreo Fortaleza que se instalaria na capital dos cearenses pouco tempo depois, servindo ao Estado anos e anos, transformando-se num celeiro de formação de pilotos e comandantes, até hoje espalhados pelo mundo inteiro no comando de jatos e super jatos que cortam os céus sob a chancela do saudoso Comandante Ariston.
Fruto de sua enorme força de trabalho, a TAF ajudou na construção de grande parte de Fernando Noronha, para onde levava cargas e cargas de tijolos, cimento e quetais que alavancaram a vida da Ilha. Fez isso até chegar aos Correios que durante anos e anos, manteve o pioneirismo de Ariston Pessoa à frente de um serviço que hoje é fruto do enriquecimento da vida brasileira, chegando na hora marcada com cartas e encomendas enviadas através dos Correios.
O sucesso da TAF-Transportes Aéreos Fortaleza, subsidiária da TAF-Táxi Aéreo, ligou o Ceará ao Rio de Janeiro e depois ao extremo norte, indo até o exterior, a Caiena, promovendo um fortíssimo e importante elo com a vida brasileira a partir de Amapá, Pará, Maranhão, Piauí.
Bombardeado pelas empresas tradicionais do setor aéreo brasileiro foi aos poucos sendo perseguido em suas linhas até retirar-se sem frustração, mas reconhecido pelo sonho do serviço prestado e do atendimento diferenciado ao passageiro a partir de Fortaleza.
Pioneiro na implantação do Táxi Aéreo de helicóptero, pioneiro nos serviços aeromédicos no Ceará, pioneiro, por fim, em serviços no Norte e Nordeste de manutenção de aviões, incluindo jatos de grande porte e instalação de salas-vips para atender a clientes especiais, O cearense Ariston deixou sua marca na vida brasileira, fruto de sua determinação, força de trabalho e especial atenção com o homem, desde a formação de pilotos até a especialização de mecânicos.
PAÇO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.
JOSÉ ALBUQUERQUE
DEPUTADO (A)