Projeto de Lei nº 03 /2012

 

DENOMINA DE JOAQUIM GETULIO SAMPAIO O AÇUDE MAMOEIRO NO MUNICÍPIO DE ANTONINA DO NORTE,NESTE ESTADO.

 

 

Art. 1º. Fica denominado de Joaquim Getulio Sampaio o Açude Mamoeiro no município de Antonina do Norte, neste estado.

 

Art. 2º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 3º. Revogam – se as disposições em contrário.

 

DEPUTADO SINEVAL ROQUE

DEPUTADO (A)

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O Projeto de Lei que ora apresentamos para apreciação deste Soberano Plenário visa denominar Joaquim Getulio Sampaio o Açude Mamoeiro no município de Antonina do Norte, neste estado.

 

Filho de Hortência Batista Sampaio e Antônio Pacifer Sampaio Joaquim Getulio Sampaio, Joaquim Getulio Sampaio nasceu em 31 de outubro de 1929, no sítio Venha Vê, no município de Barbalha, Ceará. Veio de uma família humilde de dezesseis irmãos; seu pai vendia cachaça naquela região já com sua ajuda. Casou-se com Elvira Monteiro Sampaio em 1949 e desta união vieram catorze filhos. Dez anos depois, buscando uma melhor condição de vida, mudou-se com sua família para o Sítio Várzea Nova, no limite dos municípios cearenses de Antonina do Norte e Aiuaba. Fixou-se ali por quarenta e três anos, trabalhando incansavelmente na agricultura e pecuária para sustento de sua família e educação de seus filhos. Já nestas

atividades tem hoje sua importância reconhecida, mas também foi homem dedicado à atividade política. Grande parte de sua propriedade à época encontra-se hoje sob as águas da barragem que ali está sendo construída.

Faleceu em 23 de fevereiro de 2002, deixando enorme saudade no coração de familiares e amigos e também uma lembrança marcante e vívida que somente um autêntico trabalhador e líder poderia deixar para a comunidade local.

 

Por tudo isso, conto com o apoio dos nobres pares na aprovação da presente peça.

 

DEPUTADO SINEVAL ROQUE

DEPUTADO (A)