PROJETO DE LEI N.º 139/12
Institui o dia do Engenheiro Mecânico no Estado do Ceará.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Fica instituído no Estado do Ceará, o Dia do Engenheiro Mecânico a ser comemorado, anualmente, no dia 10 de Maio.
Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação e revogam-se as disposições em contrária.
SALA DAS SESSÕES, EM 04 DE DEZEMBRO DE 2012.
WELINGTON LANDIM
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
A engenharia realmente nasceu no campo militar, sendo que a Eng. Civil tem este nome por ser a engenharia de acesso a civis e não militares, à partir do ponto em que edifícios e outras construções passaram a exigir conceitos e profissionais antes pertencentes somente ao exército.
A partir daí, surgiram as engenharias elétrica, MECÂNICA, naval, aeronáutica, têxtil, química, de produção, de automação, eletrônica, de agrimensura, física, biomédica, automotiva, de segurança do trabalho, de alimentos, da computação...
Praticamente todos os grandes avanços pós-revolução industrial estão diretamente ligados à Engenharia, que é na verdade a união prática da Física, Química e Matemática. Tudo aquilo que nos envolve hoje teve participação da engenharia, desde seu computador até uma simples caneta BIC.
Nesse particular venho destacar a importância de uma dos ramos da engenharia que é a MECÂNICA, pois, aparece no fato desta ser essencial para todo e qualquer avanço na sociedade atual, já que os Engenheiros Mecânicos são profissionais treinados para organizar, avaliar e projetar esquemas, processos e produtos analisando todas as opções possíveis para o melhor resultado.
Ainda tem pessoas que acham que o engenheiro mecânico é aquele profissional que trabalha em oficinas de automóveis, sujo de óleo e graxa. “O que não é verdade”, completa. O profissional formado na área atua em projetos mecânicos de máquinas e equipamentos e em desenvolvimentos de processos de fabricação em indústrias metalúrgicas, automobilísticas, aeroespacial, entre outras.
Esses profissionais têm ocupado cargos nas áreas de projetos de máquinas e equipamentos, além da área de processos de fabricação, também podem atuar com o gerenciamento de obras, desenvolvimento de processos automatizados de fabricação, designer de produtos, etc.
Já houve casos de profissionais trabalharem no mercado financeiro, devido a grande habilidade com cálculo. Enfim, há inúmeras oportunidades em várias áreas, o importante é estar preparado.
A principal tendência do setor para os próximos anos é a integração com outras áreas do conhecimento. Um exemplo é a biomedicina, que utiliza os conceitos da medicina e os conhecimentos da engenharia para o desenvolvimento de produtos que visam a oferecer bem-estar às pessoas. Já há corações artificiais sendo testados em animais que foram desenvolvidos em parceria por médicos e engenheiros.
Por fim, pela salutar importância desses profissionais venho rogar aos nobres pares pela aprovação da presente propositura.
Diante do exposto, espero contar com o apoio dos membros desta casa para a aprovação deste Projeto de Lei.
SALA DAS SESSÕES, EM 04 DE DEZEMBRO DE 2012.
WELINGTON LANDIM
DEPUTADO