PROJETO DE INDICAÇÃO Nº 47/12

 

INSTITUI O DIA ESTADUAL DE CONTROLE À OBESIDADE NO ESTADO DO CEARÁ

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ INDICA:

 

Art. 1º - Fica instituído no calendário oficial do Governo do Estado do Ceará o Dia Estadual de Controle à Obesidade, dia 20 de Agosto.

 

Art. 2º - O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Saúde, promoverá eventos diversos nos logradouros públicos, alertando a população cearense sobre os malefícios trazidos pela obesidade e os mecanismos de controle.

 

Art. 3º - O Governo do Estado do Ceará regulamentará a presente Lei.

 

Art. 4º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Estudo que teve inicio em 2006, mostrou na época que 42,7% dos adultos brasileiros eram acima do peso, identificados com índice de massa corporal (IMC) de 25 ou mais. Já em 2011, o estudo mostrou um aumento nessa taxa, passando para 48,5%, segundo matéria publicada pelo Jornalista Fábio Collato.

 

O estudo mostra que a obesidade ou excesso de peso nos brasileiros é na maioria das vezes ligado a fatores como envelhecimento. A idade segundo o estudo do Ministério da Saúde indica que esse fator possui grande influencia nos resultados, ainda mais quando observado sobre as mulheres.

 

O levantamento mostrou que 25,4% das mulheres com idade de 18 a 24 anos possui peso acima do normal. Esse numero aumenta para 39,9% nas mulheres que tem idade de 25 a 34 anos, chegando aos 55,9% entre as de 45 a 54 anos. Já nos homens o estudo mostra problemas relacionados à obesidade começando muito mais cedo, atingindo 29,4% dos 18 aos 24 anos. Já os homens entre 25 e 34 anos, os resultados quase que dobram, atingindo 55%. Entre os de 35 a 45 anos, o valor chega aos impressionantes 63%.

 

Hábitos que contribuem para o aumento de peso segundo o levantamento feito pelo Ministério da Saúde, um dos principais fatores para esses resultados podem ser observados pelos hábitos dos brasileiros que segundo o estudo é preocupante. O estudo mostrou que o consumo de gordura saturada pelos brasileiros é inadequado e em excesso, sem contar que 56,9% dos entrevistados bebem leite integral regularmente. Um dos fatores mais preocupantes e que desperta bastante atenção é o consumo de refrigerante, 29,8% da população em geral consome a bebida ao menos cinco vezes por semana.

 

Por todo o exposto, solicito o apoio de todos os colegas parlamentares na aprovação do presente projeto.

 

FERNANDA PESSOA

DEPUTADO (A)