PROJETO DE LEI   81/11

                                                   

 

 

 

DENOMINA DE MONSENHOR WALDIR LOPES DE CASTRO A ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNICÍPIO DE MARCO/CE.

 

 

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

 

Art. 1º. Fica denominada de Monsenhor Waldir Lopes de Castro a Escola Estadual de Educação Profissional no Município de Marco/CE.

 

Art. 2º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrario.

 

 

 

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, aos 11 de abril de 2011.

 

 

Deputado Teo Menezes

4º Secretário


Justificativa

 

 

A presente proposta visa homenagear o Monsenhor Waldir Lopes de Castro que nasceu na cidade de Sobral, no dia 02 de fevereiro de 1931.

 

Foi, na ordem cronológica, o quarto dentre os dez filhos do casal Victor de Castro Cavalcante e Francisca Elusa Lopes de castro Cavalcante. Foram seus avós paternos: José Cavalcante Albuquerque e Maria Fausta de Castro Cavalcante, ambos de Santana do Acaraú. Foram seus avós maternos: José Alcino Lopes Cavalcante e Maria de Amélia Albuquerque Lopes. Ele, nascido em Sobral, e ela, de Meruoca.

                    

Nosso inesquecível pároco recebeu o batismo na Igreja da Sé, em Sobral, a 08 de março do mesmo ano em que nasceu. Foram seus padrinhos: Manuel HOmes da Mota e Maria Vasconcelos da Mota. O vigário que o batizou dói o Pe. José Geraldo Ferreira Gomes. Recebeu o sacramento da crisma em 1944, sendo seus padrinhos o Monsenhor Olavo Passos.

 

Iniciou seus estudos primários com a professora Dona Maroca Paulo, tendo-os concluído no Grupo Escolar Professor Arruda, em Sobral.

 

Ingressou no Seminário Menor de Sobral a 08 de fevereiro de 1944. Concluiu o Seminário Menor no ano de 1950. Fez seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior da Prainha, em Fortaleza, no percurso de seis anos.

 

Tornou-se clérigo no dia 14 de julho de 1953. Recebeu as duas ordens menores do Leitorado e Ostiariato no dia 20 de junho de 1954. Recebeu as ordens menores do exorcistato e Acolitato em 08 de dezembro de 1954. Foi-lhe conferido o subdiaconato a 23 de outubro de 1955. Recebeu o diaconato no dia 08 de dezembro de 1956 pelo Bispo D. José Tupinambá da Frota, na igreja Catedral de Sobral. Começou a exercer o seu ministério sacerdotal como cooperador do Vigário da Paróquia do Patrocínio Mons. José Osmar Carneiro. Nesse cargo, permaneceu de janeiro de 1957 a março de 1964. No mesmo período foi professor de religião no Seminário de Sobral e na Escola Técnica de Comércio D. José.

 

No dia 08 de março de 1964 assumiu a paróquia de São Manoel do município do Marco, onde permaneceu até seu falecimento.

 

Na Paróquia, o seu trabalho pastoral era bem diversificado, mas demonstrava predileção pela implantação da Catequese Renovada, pelo apoio às Comunidades Eclesiais de Base e pela consciência prática do dízimo. Sentindo a necessidade do seu apoio à educação escolar, com o apoio dos líderes da cidade fundou o Centro Educacional São Manuel, com o 1º e 2º graus, de onde, foi professor e diretor de 1969 à 2001.

 

Prestou significativo serviço à Diocese no setor das Vocações Sacerdotais, quando nos anos de 1980 e 1981 assumiu a Direção de Seminário Diocesano São José, de Sobral. Vale a pena destacar que durante esses dois anos, ele não deixou de ser pároco no município de Marco, embora tenhamos sentido a iminência de perdê-lo. Mas, graças a Deus e à força de seus paroquianos, assim como o seu próprio interesse de permanecer com o povo do Marco, continuou exclusivamente dedicando-se á nossa paróquia.

 

Por méritos de seus serviços prestados á igreja, D. Walfrido pediu para ela à Santa Sé o título de Monsenhor, no dia 27 de fevereiro de 1975.

 

Em reconhecimento à sua dedicação prestada ao povo de Marco, foi-lhe conferido o título de cidadão marquense, no dia 24 de novembro de 1984, pela Lei N.º 009, de 18 de novembro de 1984.

 

Com a ajuda espontânea de seus paroquianos, construiu a Igreja dedicada ao Coração de Jesus e reformou o cemitério Parque São Roque.

 

Dedicou-se a reformar a Igreja Matriz, porém não pode contemplar o término da obra e de muitas outras que estavam no seu coração, pois sonhos é que não lhe faltavam.

 

Na manhã do dia 22 de dezembro de 2001, num momento em que lutava pela vida fazendo caminhada na Avenida São Manoel, foi acidentado bruscamente às 5h10, vindo a falecer na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, às 7h45, quando se submetia a uma tomografia computadorizada.

 

Partiu assim, sem explicação e rapidamente, porque o Pai precisou dele mais do que nós. Suas últimas palavras, conforme testemunhas, foram: “Ela me ama (Maria Santíssima)” e “Pai, em tuas mãos entrego a humanidade do Marco”, confirmando a grandeza de sua fé e de seu amor pelo povo marquense.

 

É através do exposto que apresento aos demais pares uma das mais justas homenagens que a Assembleia Legislativa faz a uma pessoa que durante grande parte de sua vida dedicou-se integralmente à população do Município de Marco. A denominação da Escola Estadual de Educação Profissional de MONSENHOR WALDIR LOPES DE CASTRO, que no município de Marco será construída com recursos estaduais, é muito meritória.

 

 

 

 

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, aos 11 de abril de 2011.

 

 

 

Deputado Teo Menezes

4º Secretário