|
||||
|
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ APROVA:
Art. 1. Fica concedido o Título de Cidadão Cearense ao Sr. Ronaldo Nazário de Lima, natural do Rio Janeiro - RJ.
Art. 2. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação oficial.
Art. 3. Ficam revogadas as disposições em contrário.
Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará em ____ de março de 2011
Deputado Stanley Leão
Líder do PTC
JUSTIFICATIVA
Ronaldo Luís Nazário de Lima, “Ronaldo Fenômeno”, nasceu no Rio de Janeiro-RJ, no dia 22 de setembro de 1976.
O início de Ronaldo no futebol aconteceu no São Cristóvão, clube do Rio de Janeiro. Em 1993 ele foi contratado pelo Cruzeiro em 44 partidas na equipe mineira, anotou 44 gols.
O surgimento meteórico rendeu ao promissor atacante, aos 17 anos, a convocação por Carlos Alberto Parreira para a Copa do Mundo de 1994. Do banco de reservas, ele participou da conquista do tetracampeonato mundial. A entrada no milionário futebol europeu ocorreu pela Holanda, no PSV Eindhoven, onde marcou 54 gols em 57 jogos. Em 1996, o brasileiro foi vendido ao Barcelona na temporada 1996-1997, fez 47 gols em 49 partidas e ganhou o apelido de Fenômeno.
Eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 1996 e 97, Ronaldo se transferiu para a Internazionale, de Milão.Na Copa do Mundo de 1998, balançou as redes quatro vezes, porém o que entrou para a história foi o mal-estar que ele sofreu na véspera da decisão com a França, quando foi levado às pressas ao hospital.
Participou da final, mas pouco fez. Foi para o Mundial de 2002 sob a desconfiança de parte da torcida e da imprensa. Brilhou, foi o artilheiro com oito gols e voltou a ser o melhor do mundo no final do ano. O sucesso no Japão e na Coreia do Sul fez com que o Real Madrid o contratasse. Entre 2002 e 2007, marcou 104 gols em 177 jogos na Espanha.
Na Copa de 2006, marcou mais três gols e virou o maior artilheiro de todos os tempos em Copas do Mundo.
Transferiu-se para o Milan onde marcou 9 gols em 20 partidas. Uma nova lesão no joelho o afastou dos gramados mais uma vez. Após aproximadamente 15 temporadas, Ronaldo retornou ao futebol brasileiro. Treino no Flamengo, porém frustrou os torcedores rubro negros ao assinar com o Corinthians.
Teve sua carreira totalmente dedicada ao futebol brasileiro defendendo e honrando as cores da nossa seleção, se destacou em sua trajetória por trazer alegrias ao povo cearense e o povo Brasileiro.
Deputado Stanley Leão
Líder do PTC