DENOMINA A ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO MUNICÍPIO DE PARACURU (CE) DE “PROFESSORA ABIGAIL SAMPAIO”.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º - Fica denominada de PROFESSORA ABIGAIL SAMPAIO a Escola Estadual de Educação Profissional do Município de Paracuru, Estado do Ceará.
Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
PAÇO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 03 dias do mês de fevereiro do ano de 2011.
JUSTIFICATIVA
Aos nove dias do mês de dezembro do ano de 1.896, nascia na ainda vila de Paracuru (CE), uma pessoa que pelos seus feitos desde cedo disse a que veio nesta terra.
ABIGAIL SAMPAIO, carinhosamente chamada por Dona ABIGAIL, filha de Josué Assis Sampaio e Luiza Vieira Sampaio, foi protagonista de uma história do bem, voltada para servir ao ser humano.
Dona Abigail teve como característica em sua vida a excelência na relação com as pessoas ou, mesmo, nos serviços prestados pelas instituições à qual exerceu alguma função.
Viveu toda a sua infância e adolescência em Paracuru, sempre com demonstração de apreço e dedicação aos estudos. Após os anos em Paracuru, foi residir na capital alencarina. Já em Fortaleza, D. Abigail concluiu o curso normal, fato esse que a credenciava para exercer a profissão de Professora.
Desde a sua juventude, D. Abigail já dava provas de que tinha enorme vocação literária, através de seus escritos poéticos e versos por ela escritos. Escrevia e publicava suas obras na revista “A Jangada”, publicação periódica da “Ala Feminina de Juvenal Galeno”. Imortalizou suas poesias em dois livros: “Átomos e Centelhas” (com a colaboração de sua irmã, D. Maria Sampaio) e “Luar da Pátria”. Na máquina de impressão deixou “ceroulas de Cristal” deixando, ainda, escrito a obra “Impressão de Viagem”.
O seu erudito conhecimento a levou a fazer parte da Associação de Intercâmbio Cultural, associação esta formada pela intelectualidade de vários países latinos. Durante esse período em que
fazia parte de uma classe de intelectuais, conheceu, por correspondência, um jovem argentino por quem o seu coração palpitava.
A família e D. Abigail foram residir na linda cidade do Rio de Janeiro, no estado fluminense. Durante o período morando na cidade “maravilhosa”, D. Abigail conheceu pessoalmente o jovem portenho com que se correspondia já algum tempo, daí para um namoro era só questão de tempo. Seus pais, ao tomarem conhecimento do relacionamento da filha, proibiram a continuação do romance entre os dois jovens. Tal proibição fez com que D. Abigail retornasse à sua terra natal, a graciosa Paracuru, e continuasse a escrever seus versos poéticos e a lecionar em Escola Publica.
Ao aposentar-se, D. Abigail passou a transmitir os seus conhecimentos em sua própria residência. Sua casa era a mais verdadeira prova do amor que nutria pelo conhecimento. No local, D. Abigail montou uma biblioteca que serviria como fonte do saber para os moradores de Guaribas, localidade onde residia.
Mesmo tendo retornado a sua querida terra, D. Abigail não deixou de se corresponder com vários e ilustres escritores e intelectuais latinos, dentre estes destacam-se a escritora colobiana Emma Vargas Florez de Arguelle e a famosa personalidade argentina de Evita Perón.
Abigail Sampaio era considerada, pela critica, uma poetisa de fino lavor, tendo recebido, inclusive, elogios de poeta do calibre de um Antônio Sales.
.
É, assim, muito justa a homenagem que o Governo do Estado do Ceará e o povo de Paracuru (CE) poderiam lhe prestar: denominando de PROFESSORA ABIGAIL SAMPAIO a Escola Estadual de Educação Profissional que em sua terra natal será construída com recursos estaduais.
Senhor Presidente, pelo exposto, tenho a certeza de que os nobres Pares desta Augusta Casa Legislativa emprestarão o necessário apoio à presente proposição, conferindo a sua tramitação o necessário empenho, para que no espaço mais breve venha assim, esta proposta venha ser transformada em realidade.
PAÇO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 24 dias do mês de novembro do ano de 2010.