PROJETO DE LEI Nº 276/11

 

 

DENONIMA OFICIALMENTE DE “RODOVIA GERARDO CRISTINO DE MENEZES” O TRECHO QUE LIGA O MUNICÍPIO DE COREAÚ A ARAPÁ-TIANGUÁ/CE.

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º – Fica denominada de “RODOVIA GERARDO CRISTINO DE MENEZES”, o Trecho que liga o município de Coreaú a Arapá-Tianguá/CE.

Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrario.

PAÇO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 10 de outubro de 2011.

 

DEPUTADO JOSÉ ALBUQUERQUE – PSB

Primeiro Secretário

 

JUSTIFICATIVA

 

 

Gerardo Cristino de Menezes, nasceu, na cidade de Coreaú, no dia 28 de março de 1923, filho de Vicente de Menezes e de Joana Nunes de Menezes.

Fez seus estudos, na terra natal, no fluir da década de 1930, com professoras públicas.

Casou-se, na Matriz de Coreaú, na data de 12 de maio de 1949, com Maria Menezes Cristino (Ruth Cristino). Dessa união conjugal nasceram: Vicente Cristino de Menezes Neto, Iduína Félix de Menezes, Raimundo Leopoldo Vitorino de Menezes, Joana Celi de Menezes, José Leônidas de Menezes Cristino, Gerardo Cristino Filho e Francisco Antônio Menezes Cristino.

Na juventude, aprendeu o ofício de agrimensor. Contratado pela Prefeitura Municipal de Coreaú, no decorrer de 1951, administrou a construção do Grupo Escolar do Distrito de Araquém. Com 29 anos de idade, em 2 de dezembro de 1952, entrou para o serviço público federal, no Departamento Nacional de Estradas e Rodagens – DNER, na categoria de topógrafo, sendo lotado no 3º Distrito Rodoviário Federal, R. 3-1, na cidade de Piripiri(PI). Em 1º de novembro de 1957, foi transferido para a R.3-1 (Residência), com sede na cidade de Sobral(CE), assumindo o cargo de administrador, permaneceu nesta função por alguns anos até sua aposentadoria.

Em Coreaú fez parte, como associado, de várias instituições religiosas, classista, social e política: Irmandade do Santíssimo Sacramento e a Congregação Mariana, Associação Rural de Coreaú, Coreaú Social Clube, e presidiu várias agremiações partidárias em Coreaú, tais como: PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, ARENA – Aliança Renovadora Nacional, PDS – Partido Social Democrático, PFL – Partido da Frente Liberal, PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, e por último o PPS – Partido Progressista Socialista.

A partir de 2 de janeiro de 1958, radicou-se em Sobral, mas manteve seu domicílio eleitoral em Coreaú, onde continuou atuando na política municipal, inclusive com militância partidária.

No correr de 1986, após 35 anos de efetivo trabalho no DNER ( Departamento Nacional de Estradas e Rodagens), que lhe renderam louros e percalços, apresentou-se.

Embora tenha passado um bom tempo de sua vida nas lides administrativas, no setor público, jamais esqueceu o campo. Esteve sempre ligado à agricultura e à pecuária em sua fazenda Rutlândia, nos arredores de Coreaú.

Faleceu em Fortaleza no dia 9 de abril de 2006. Na manhã do dia seguinte, foi sepultado no Jazigo da Família Cristino de Menezes, no Cemitério São Miguel, em Coreaú-Ceará.

Apresento aos demais pares, uma das mais justas homenagens que a Assembléia Legislativa faz a uma personalidade pública, que dedicou e prestou relevantes serviços a população e ao Município de Coreaú.

 

PAÇO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 10 de outubro de 2011.

 

 

DEPUTADO JOSÉ ALBUQUERQUE – PSB

Primeiro Secretário