PROJETO DE LEI N°    119 /2011

 

 

 

Denomina Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales a Escola Estadual Profissionalizante do Município de Sobral.

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1o Fica denominada de Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales a Escola Estadual Profissionalizante do Município de Sobral.

Art. 2°. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLÉIA LESGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em 19 de maio de 2011.

 

 

DEPUTADO FERREIRA ARAGÃO

LÍDER PDT

 

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

 

A presente proposição visa a denominação de Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales à Escola Estadual Profissionalizante do Município de Sobral.

Lysia Pimentel, nascida em Sobral-Ce,a 11 de abril de 1952, filha de Raimundo Nonato Pimentel Gomes e Jacyra Pimentel Gomes.

Sua infância foi vivida em Sobral e férias passadas na Serra da Meruoca desfrutando de brincadeiras infantis e do convívio com a natureza.

No Colégio Sant’Ana em Sobral, fez os cursos Primário, Ginasial e o Curso Normal que a habilitava para o magistério. Cursou a Universidade Estadual Vale do Acaraú, onde graduou-se em História. Exerceu com dedicação o magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Sobralense alfabetizando muitas pessoas que se destacaram em Sobral, e posteriormente, no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, em 1973, lecionou Estudos Sociais.

Casou-se em 1974 com o Prof. Francisco Sampaio Sales, de cuja união nasceram Décio, Jacyra, Ena e Liv.

Aprovada em concurso para o Banco do Brasil no final da década de 1970, assumiu o cargo em Camocim, onde permaneceu por oito meses, sendo transferida para a Agência de Sobral, exercendo com idoneidade, elevados cargos até o final de sua existência.

Teve importante atuação como líder sindical participando sempre de movimentos de melhoria de trabalho da categoria, com destaque nas negociações para o fim de uma greve do Banco do Brasil, onde os dirigentes do mesmo exigiram sua presença pela competência, admiração e respeito que imprimia nas suas ações.

Destacou-se como uma mulher comprometida com as questões sociais, trabalhando na Cáritas Diocesana de Sobral, e posteriormente, tornando-se Presidente da Liga Sobralense de Proteção à Infância e à Maternidade, onde dedicava-se com amor e determinação, contribuindo decisivamente, para a melhoria da Maternidade Manoel Marinho e instalação da Creche Lúcia Saboya.

Por essas razões, os habitantes da COHAB, no Bairro Sinhá Saboya, homenagearam-na dando o nome de Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales à Associação do Bairro, hoje transformada em anexo do Centro de Educação Infantil Jacyra Pimentel Gomes.

Dama de rara beleza, refinado bom gosto, que embora tenha sido criada no ambiente da alta sociedade sobralense, nunca esqueceu os mais humildes.

Filha afetuosa e dedicada, irmã solidária, mãe extremosa, esposa exemplar, amiga fiel, de grande personalidade e inteligência, estava sempre presente em todos os instantes, seja na alegria ou na tristeza. Sua presença marcante trazia o conforto da palavra de esperança e de ajuda voluntária e espontânea.  

Faleceu tragicamente, em desastre automobilístico, a 23 de maio de 1993, aos 41 anos de idade, interrompendo uma carreira de sonhos e realizações, deixando uma lacuna impreenchível em sua breve existência. Ainda hoje, a cada instante, sua presença é constante na saudade sentida por seus familiares e amigos. Partiu prematuramente, mas deixou exemplos edificantes, testemunhos de vida plena de amor e fé, como cidadã comprometida com seus conterrâneos. Parece-nos que antevia a passagem rápida por aqui e era preciso aproveitar o tempo.

 

A luz de sua lembrança será sempre a estrela guia para sua família e todos aqueles que tiveram o privilégio de com ela conviver.

Nada mais justo e significativo para o povo sobralense do que prestar essa homenagem à professora e educadora Lysia Pimentel e a seus familiares.

Esta ação, sem dúvida alguma, possui legitimidade e respaldo na sociedade sobralense, que reconhece a importância de seu trabalho e a grande   dedicação  desta nobre mulher à educação, ao longo de toda sua vida.

 

SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLÉIA LESGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em 19 de maio de 2011.

 

 

DEPUTADO FERREIRA ARAGÃO

LÍDER PDT