PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 17.10
INSTITUI A MEDALHA PADRE JOSÉ NILSON DE OLIVEIRA LIMA.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ
R E S O L V E:
Art. 1º Fica instituída a Medalha Padre José Nilson de Oliveira Lima, destinada a homenagear cidadãos do Estado que se destaquem em áreas de atividades sócio-culturais, profissionais ou religiosas, em favor do Estado.
Art. 2º A concessão da Medalha será feita mediante a indicação de um parlamentar à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, devendo ser subscrita por 1/5 (um quinto) dos parlamentares.
Art. 3º A Medalha será entregue em Sessão Solene previamente determinada pelo Presidente da Mesa Diretora deste Poder Legislativo.
Parágrafo único - A outorga da medalha no ano de 2011, instituída no art. 1º desta Lei, será feita in memorian ao Padre José Nilson de Oliveira Lima.
Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
PAÇO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 9 de novembro de 2010.
Deputado Carlomano Marques
.
JUSTIFICATIVA
PADRE JOSÉ NÍLSON DE OLIVEIRA LIMA, nascido em 5 de junho de 1922, no Município de Aratuba – CE, muito cedo demonstrou inclinações por uma vida espiritual, que o levou ao sacerdócio, ordenando-se em 30 de novembro de 1047.
Notabilizou-se como um verdadeiro humanista em toda a sua vida religiosa, especialmente nas cinco décadas em que esteve à frente da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, no bairro do Mucuripe, em nossa capital.
Educador, uma de suas grandes preocupações foi levar ensino aos filhos de famílias do Mucuripe e arredores. Exerceu papel importante junto ao trabalho de transformação do Farol, antiga zona de prostituição, onde sua palavra e orientação nunca faltaram. Além disso, não tinha preconceito religioso, respeitando todas as denominações com a visão pluralista de quem é sábio.
Foi também professor do Seminário da Prainha, Diretor dos Colégios Pe. José Nilson, Feliz Amanhã e do Colégio Estadual Estudante João Nogueira Jucá; Vigário Cooperador da Igreja do Patrocínio, em Fortaleza; Capelão do Patronato, em Cascavel; Membro do Conselho Fiscal da Colônia dos Pescadores do Mucuripe.
Faleceu no dia 14 de abril de 2010, deixando para todos o exemplo de uma pessoa voltada e devotada às coisas de Deus, pela presença e solidariedade com todos que o cercavam. Por essas motivações, peço apoio aos pares, principalmente a Mesa Diretora deste Poder, para que, encampe essa idéia, e homenageie tão expressivo e humanista religioso de nosso Estado.
Deputado Carlomano Marques