PROJETO DE LEI Nº 01/2010
Denomina de Antônio Miranda de Melo a policlínica localizada no Município de Caucaia.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art.1º – Fica denominada de Antônio Miranda de Melo a policlínica localizada no Município de Caucaia.
Art.2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas
as disposições em contrário.
Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em_____de janeiro de 2010
DEPUTADO NELSON MARTINS-PT
Antônio Miranda Melo, nascido no dia 09 de agosto de 1922 na localidade de Catarina no Município de Caucaia e faleceu no dia 26 de setembro de 1991. Viveu sua infância em contato com a natureza, aprendendo a lidar com plantações de milho, feijão, arroz, mandioca e cuidar do gado, zelando pela produção de leite e seus derivados. Casou aos 35 anos com Maria Marlene Moura de Melo com quem teve 12 filhos.
Durante a juventude foi morar com uma irmã casada, Zely Miranda Melo que residia em Fortaleza, para que pudesse estudar.
De volta à terra natal, por ocasião da doença do seu pai, voltou ao trabalho com a lida do campo e do gado, conhecendo sua esposa e tendo sua prole. Foram morar no centro de Caucaia para que pudessem educar seus filhos. O homenageado, então, começou a atividade de compra e venda de terrenos para criar a sua prole, criando uma imobiliária com um parente e expandindo suas atividades comprando uma olaria e uma pedreira.
Admirável era sua facilidade de fazer amigos, já que continuava a abrir o coração e o seu lar a todos que o procuravam. De suas atitudes mais recorrentes em benefício dos necessitados, pode-se lembrar o fato de que dividia cortes bovinos, suínos e ovinos com parentes, vizinhos e até estranhos. Também ajudava constantemente a comunidade carcerária, dando-lhe roupas e alimentos, tendo em vista morar na mesma rua da Cadeia Pública . Por essas e outras atitudes humanitárias, fora sempre questionado por amigos e familiares sobre o que faria no dia de amanhã, de quem recebia sugestões para que economizasse o que quer que fosse para um novo dia. Diante de tais questionamentos e sugestões, sempre respondia com a frase: “Amanhã Deus dará”, frase que consubstanciava sua extrema fé.
Era sempre procurado pela comunidade caucaiense para resolver toda sorte de dificuldades, principalmente em um dos momentos mais difíceis da vida humana- a morte. Nestes momentos mais cruéis é que aflorava sua extrema solicitude, haja vista a infinidade de vezes que ajudou na preparação de serviços funerais.
Exatamente por sua honradez, presteza e sociabilidade foi convidado inúmeras vezes para participar de candidaturas políticas, no entanto, os convites não foram aceitos, porque imaginava que isso pudesse ofuscar suas verdadeiras intenções.
Adorava Caucaia e foi com muita resistência e extremo pesar que deixou a cidade de Caucaia para residir em Fortaleza, no bairro da Parquelândia, atendendo aos pedidos dos filhos que na época, já trabalhavam na capital.
Longe de sua terra natal e de seus conterrâneos, afastado de sua origens sua vida declinou em poucos anos, falecendo aos 69 anos.
DEPUTADO NELSON MARTINS-PT