PROJETO DE LEI º 130/2010.

 

 

DENOMINA DE RAIMUNDO CÉLIO RODRIGUES A ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DO MUNICÌPIO DE PACATUBA.

 

 

Art. 1° - Denomina de Raimundo Célio Rodrigues a Escola Profissionalizante do Município de Pacatuba. 


            Art. 2° - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 18 de maio de 2010.

 

Deputado TEO MENEZES

 

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

 

RAIMUNDO CÉLIO RODRIGUES, nasceu aos vinte seis dias do mês de janeiro de 1946, na localidade de São João do Jaguaribe, filho de Zezinho Rodrigues Lima e Maria Roseno Freire. Ainda menino já dava os primeiros sinais de liderança.

Nascido em uma família de políticos, gostava de acompanhá-los em suas andanças. Independente por natureza, não tardou a ter vida própria e aos 15 anos já era dono de um bar, montado por seu pai, o qual funcionava na esquina do mercado da cidade de São João do Jaguaribe.

 

Casou-se pela primeira vez aos 16 anos com a jovem Maria das Graças com quem teve dois filhos: Renato e Andréia.

 

A princípio foi motorista de caçamba e tempos depois passou a trabalhar como motorista para a família Nogueira Diógenes, em Jaguaribe. Inteligente e articulado passou a ser o homem de confiança da família. Em Fortaleza, na Assembléia Legislativa começou trabalhar com o parlamentar Nogueira Diógenes, e em seguida como chefe do escritório político dos deputados federais Sérgio Filomeno e Cláudio Filomeno, até chegar ao cargo de diretor administrativo da fábrica Coca – Cola. Com a morte de Sérgio Filomeno e o fechamento da fábrica, passou a trabalhar com o então deputado estadual e hoje prefeito de Pacajus, Pedro José Filomeno Gomes, e por fim em Cascavel, como secretário de Administração na gestão do prefeito Jurandir Dantas.

 

Casou-se pela segunda vez com Selma Cardoso, sua companheira até o fim da vida e com quem teve a filha Sandy, em 1979. Pouco tempo depois, em 1980, Célio Rodrigues criou raízes em terras até então desconhecidas, mas que rapidamente se apresentaram como seu verdadeiro lar, a cidade de Pacatuba. O distrito de Pavuna foi o ponto escolhido para a compra de uma chácara e fixar residência. Não tardou para que logo se identificasse com as pessoas da região e perceber suas dificuldades e desejos.

 

Sua primeira providência foi instalar uma escola denominada de Escola Tio Célio, já que o ensino era precário. Com sua popularização perante a população, acabou sendo candidato a vice – prefeito, sendo eleito com uma grande vitória. A partir daí, ele fez história. Foi prefeito pela primeira vez em 2001, tendo permanecido por dois mandatos. Sua bem sucedida administração podia ser ilustrada pelos 90% da aprovação popular..

 

Célio se foi, mas as lembranças e suas obras ficaram. Sua expressiva figura humana dificilmente será esquecida. Um grande líder, um homem de vida honrada e de exemplos que permanecerão em cada ação e em cada moradora e morador de Pacatuba.

 

Face ao exposto e considerando tal homenagem justa ao ex- Prefeito de Pacatuba Célio Rodrigues, solicitamos à aprovação do presente Projeto de Lei.

 

 

Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado, em 07 de julho de 2009.

 

 

 

Deputado TEO MENEZES