PROJETO DE LEI Nº 60/2009
Concede o Título de Cidadão Cearense ao Padre Aírton Freire de Lima
A
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art.1º – É concedido o Título de Cidadão Cearense ao Padre Aírton Freire de Lima, brasileiro, natural de São José do Egito-PE.
Art.2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art.3º – Revogam-se as disposições em contrário.
Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 18 de março de 2009.
Dep. Roberto Cláudio
Vice-Líder do Governo
JUSTIFICATIVA
A
presente proposição tem por escopo conceder o Título de Cidadão Cearense ao
Padre Aírton Freire de Lima, nascido em 29 de dezembro de 1955, no município de
São José do Egito-PE. Possui formação em Filosofia, Teologia e Psicologia e
ordenou-se padre em 13 de fevereiro de 1982.
Sua primeira missão teve como palco a Rua do Lixo de Arcoverde-PE., onde foi designado pela diocese de Pernambuco para exercer seu ofício de padre. Lá, pôde imediatamente conhecer, em sua mais elementar manifestação, a carência total de condições humanas e dignas para que alguém sobrevivesse, vez que a comunidade local fazia uso do lixo recolhido na cidade e que lá era depositado. O reconhecimento do desafio veio acompanhado com a necessária dose de fé e dedicação, que serviram como força motriz para desenvolver um trabalho exemplar, propiciando dignidade àqueles até então carentes das necessidades mais elementares de um ser humano. Hoje, a Rua do Lixo já não é mais coberta de lixo. Em seu lugar se vê pavimentação, escola, posto de saúde, área de lazer e pessoas que aprenderam a olhar de frente para o futuro e a sonhar.
Foi nesse contexto, há 25 anos, que nascia a Fundação Terra, criada no dia 08 de setembro de 1984, com o intuito de resgatar literalmente, do lixo, homens, mulheres e crianças, identificados como o supra-sumo da miséria da cidade de Arcoverde-PE. Foi fundada para servir aos pobres, no sentido stricto (do quotidiano) e no sentido lato (sistêmico).
O trabalho sério, organizado e dedicado criou ao redor de si uma estrutura que, a cada dia ,se amplia em credibilidade e ganha mais adeptos, estimulados por metas desafiadoras e urgentes. E quando se consegue, numa única meta, juntar alimento, conforto espiritual e educação não há como ficar insensível, não há como não querer fazer parte dessa obra.
No ano de 1992 foi chamado para coordenar os serviços de orientação religiosa da Congregação das Irmãs Damas, tempo em que peregrinou por vários estados do Brasil onde havia escolas da congregação, pregando o Evangelho, sendo conhecido e conhecendo pessoas que o ajudaram a evoluir com a obra por ele já iniciada.
Em 13 de fevereiro de 2000 fundou a Comunidade de Vida dos Servos de Deus, em Arcoverde-PE., com o objetivo de formar jovens unidos pela fé para trabalhar em prol dos necessitados.
Há dois grandes diferenciais no trabalho pastoral do Padre Aírton: o primeiro é o chamamento para a prática do Evangelho que, ao ser vivenciado, reclama a busca da Unidade e da Verdade de cada um, tanto daquele que é ajudado quanto do que ajuda, pois o crescimento de um leva ao crescimento do todo. O segundo é, sem dúvida, a sua capacidade de trabalho que, com seu testemunho de vida, consegue ser disseminada por onde quer que sua obra finque estacas. É comum ouvir daqueles que seguem sua orientação espiritual e que recebem missões para desenvolver trabalhos em prol dos necessitados o relato de depoimentos de superação, somente capazes de ser explicados pela fé que desenvolveram na prática do Evangelho.
A carência, seja ela material ou espiritual, não tem fronteiras e Pe. Aírton Freire tem disseminado seu trabalho em Fortaleza-CE; Belo Horizonte-MG; Recife-PE; Teresina-PI; Salvador-BA; São Luís-MA; Vitória-ES., e no exterior nas cidades de Marselha, na França, e Londres, na Inglaterra, com tanto vigor, que hoje sua atuação se faz presente, sobretudo, em atividades como:
. Orientação espiritual a grupos católicos oriundos dos mais diversos setores das comunidades;
. Promoção de retiros espirituais;
. Trabalhos sociais e comunitários nos diversos estados onde atua através dos Institutos Padre Aírton (IPA's).
A Fundação Terra possui uma vocação: “Servir aos Pobres”. Possui uma missão: “Promover a Auto-Sustentabilidade”. Atua em três áreas: “Saúde, Educação e Moradia”. Possui como lema: “Quando o Evangelho é Prática”. A Fundação Terra, os IPA's (Instituto Padre Aírton) e os Grupos da Terra fazem parte de um todo social e espiritual chamado Obras da Terra.
Os IPA's são a viabilização jurídico instrumental e a forma visível de os Grupos da Terra se fazerem representados e reconhecidos, por sua atividade social e por seu carisma. A existência de um IPA significa a efetivação de um projeto social e espiritual em favor das necessidades humanas já que sua função precípua é: “Representar os Grupos da Terra e ser um sinal visível de unidade onde eles acontecem para o bem possível a quantos desejarem viver, social e espiritualmente, comprometidos pelo projeto de Jesus Cristo”.
Os Institutos Padre Aírton não possuem uma ligação direta com a Igreja. A nomenclatura Instituto possui caráter civil e não canônico. Em Fortaleza, a sede do IPA localiza-se nas proximidades da Paróquia da Paz, na Rua Carolina Sucupira, 155.
Esta sede do IPA vive da providência. Foi construída e viabilizada através da doação dos membros e benfeitores dos Grupos da Terra. Assim, toda a arrecadação efetuada se destina à sua auto-sustentabilidade (manutenção e funcionários) e auxílio aos mais necessitados.
Sala das Sessões, 18 de março de 2009.
Dep. Roberto Cláudio
Vice-líder do Governo