PROJETO DE LEI Nº 257/2009.
Concede o Título de Cidadão Cearense ao Dr. Paulo Marchon.
A
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art.1º – É concedido o Título de Cidadão Cearense ao Dr. Paulo Marchon, brasileiro, natural do Rio de Janeiro-RJ.
Art.2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art.3º – Revogam-se as disposições em contrário.
Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 27 de outubro de 2009.
Dep. Roberto Cláudio
Vice-Líder do Governo
JUSTIFICATIVA
O Dr. Paulo Marchon nasceu na cidade do Rio de janeiro-RJ, em 11 de
dezembro de 1932. Formou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina –
Universidade do Brasil, em 1956. É Especialista em Psiquiatria (1958), pela
Faculdade Nacional de Medicina; em Psiquiatria Forense (1963), pelo Manicômio Judiciário Heitor Carrilho (RJ); em Psicoterapia Analítica de Grupo (1964), pela Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo do
Estado do Rio de Janeiro e em Psicanálise (1969), pela Sociedade Brasileira de
Psicanálise do Rio de Janeiro.
Médico-psiquiatra, concursado, do Serviço Nacional de Doenças Mentais, do Ministério da Saúde e neuro-psiquiatra do Ministério da Aeronáutica, além de médico-perito psiquiatra do Manicômio Judiciário Heitor Carrilho, no Rio de Janeiro, durante mais de vinte anos.
Fez parte do Conselho Editorial da Revista TRIEB, da SBPRJ e da Revista de Psicanálise do Rio de Janeiro.
Publicou o livro “Flutuando atentamente com Freud e Brion”, pela Editora Imago, a mais importante editora de livros psicanalíticos do Brasil.
Autor de vários artigos no International Journal of Psychoanalysis; na Revista Brasileira de Psicanálise; nas Revistas TRIEB, Psicanálise em Revista, Alter (Brasília) e nos Anais da Academia Cearense de Medicina.
Coordenador Científico do X Congresso Brasileiro de Psicanálise, realizado no Rio de janeiro, em 1985.
É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro – SBPRJ., da Sociedade Psicanalítica do Recife – SPR., do Grupo de Estudos Psicanalíticos de Fortaleza – GEPFOR., da Associação Brasileira de Psicanálise e da Associação Internacional de Psicanálise.
Membro fundador e Secretário da Primeira Diretoria da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro – ASPERJ.
Participou da fundação do Núcleo Psicanalítico de Fortaleza, em 1989, com Maria José de Andrade Souza, Sônia Lobo, Valton Miranda Leitão, Francisco Sidcleiton Viana Jucá, Galba Lobo júnior, Maria do Socorro Nascimento Pereira, Ina Gonzaga, Regilânio Sobreira Lucena, Regina Fátima de Alcântara, Roberto Nóbrega Teixeira, Rosane Muller Costa e Teresa Mônica Barreto Bastos.
Este Núcleo teve grande atuação em Fortaleza realizando e organizando, nestes 11 anos, nove jornadas psicanalísticas, algumas delas com mais de 350 psicólogos e psiquiatras inscritos, além de participar ativamente dos trabalhos da Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Fortaleza e na formação de centenas de psicoterapeutas psicanalíticos. Todo esse esforço, sob a presidência do Dr. Valton Miranda Leitão, tornou possível a conquista de condição de Grupo de Estudos Psicanalísticos da International Psychoanalytical Association.
O Dr. Paulo Marchon foi o Coordenador Geral da Primeira Conferência Clínica Internacional de Psicanálise do GEPFOR e da Décima Jornada de Psicanálise do Núcleo Psicanalítico de Fortaleza que se realizou, em 22 e 25 de outubro do ano em curso, em Fortaleza.
Sala das Sessões, 27 de outubro de 2009.
Dep. Roberto Cláudio
Vice-Líder do Governo