PROJETO DE LEI N° 254/09

 

 

 

DENOMINA DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA A ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE QUIXERAMOBIM.

 

 

 

A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

 

 

Decreta:

 

Art. 1° – Fica denominado Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira no município de Quixeramobim – Ceará.

Art. 2° - A presente Lei entrará em vigor na data da sua publicação.

Art. 3° - Ficam revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, aos 27 de outubro de 2009.

 

Deputado Rômulo Coelho

 

Justificativa

 

               José Alves da Silveira, nasceu aos 21 de setembro de 1941, na cidade de Souza, na localidade então chamada “Liberal”, hoje cidade de Santa Cruz, no sertão do Estado da Paraíba. É o filho caçula de Antonia Alves da Silveira e de Abílio Vieira da Silveira, de uma numerosa prole de 18 irmãos. Saiu da Paraíba ao Ceará a fim de ingressar no curso de medicina da Universidade Federal do Estado do Ceará (UFC), colando grau em 16 de dezembro de 1968.

               Resolveu fazer residência no Hospital Regional Dr. Pontes Neto, na época uma das melhores instituições do Estado, uma referencia as demais regiões. Neste momento conheceu Quixeramobim, de onde nunca mais saiu. Sua vocação aflorou. Ganhou reconhecimento da cidade, por isso foi convidado pelo Dr. Pontes Neto a permanecer trabalhando naquele hospital. Imediatamente aceitou o convite.

               O seu desprendimento e esforço no trabalho fizeram com que aumentasse a simpatia do povo pelo seu caráter, levando-o a condição de notável liderança política. Foi candidato a prefeito a primeira vez em 1988, sendo bem votado, mas sem lograr êxito. Em seguida foi candidato a prefeito em 1992, pelo PMDB, sendo eleito, após uma disputa acirrada contra o então deputado Estadual Cirilo Pimenta. Posteriormente conseguiu ser eleito duas vezes vice-prefeito, em 2000 e em 2004, de Cirilo e Edmilson Junior, respectivamente. Sua composição na chapa foi de fundamental importância para a vitória das mencionadas candidaturas.

               Espiritualmente, Dr. Zé Alves, como era conhecido, continua nos corações e nas obras que deixou como legado, que são inúmeras, face a uma vida dedicada ao trabalho e ao servir. 

               Sala das Sessões da assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 27 de outubro de 2009.

 

 

 

Deputado Rômulo Coelho