DENOMINA A ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA DO CEARÁ, DE “JOSÉ VICTOR FONTENELLE FILHO”.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º - Fica denominada de JOSÉ VICTOR FONTENELLE FILHO a Escola Estadual de Educação Profissional do Município de Viçosa do Ceará.
Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
PAÇO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 14 dias do mês de agosto do ano de 2009.
Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de 1.920, nasceu no município de Viçosa do Ceará, no estado do Ceará, uma pessoa, que pelos seus feitos desde cedo, disse a que veio nesta terra.
JOSÉ VICTOR FONTENELLE FILHO, carinhosamente chamado por Sr. JUCA FONTENELLE, filho de José Victor Fontenelle e Rosa de Carvalho Fontenelle, é protagonista de uma história do bem.
Sr. Juca, ainda quando criança aprendeu a ler e escrever com a sua genitora, por sinal vindo de uma longa linhagem de professores. O pequeno Juca ingressou aos sete (07) anos de idade na “escola de João Sacristão”.
Foi posteriormente aluno particular de dona Francisquinha Freire, diretora das Escolas Reunidas, origem do grupo escolar Dr. Júlio Carvalho. Daí foi para o Seminário São José, localizada na cidade de Sobral(CE). Nesse centro de conhecimento estudou até o quarto ano ginasial, como se chamava à época.
Em sua volta ao Município de Viçosa do Ceará, fundou escola, tornando-se o mais popular Professor daquele município. Muitas gerações passaram pelos ensinamentos dele, ao ponto de ser carinhosamente chamado de “Professor Juca”.
Pelo seu douto saber, sua fama foi além de sua terra natal, tornando-se conhecido na Região Norte cearense ao passo de ter sido contratado para lecionar em várias cidades, tais como: Itapajé, Santa Quitéria e Guaraciaba do Norte.
Concursado transferiu-se para Fortaleza (CE), lá foi designado a trabalhar na Universidade Federal do Ceará (UFC), quando o destino, por mais uma vez, fé-lo lidar com os livros, com o ensino e com os livros.
Acompanhou com invulgar interesse, até a hora de sua morte, todo processo de definição de uma Escola de tamanha importância como a que se planeja para Viçosa do Ceará: uma Escola Estadual de Ensino Profissional.
É, assim, muito justa a homenagem que o Governo do Estado do Ceará e o povo de Viçosa do ceará poderiam lhe prestar: denominando de PROFESSOR JUCA FONTENELLE à Escola Estadual de Educação Profissional que em sua terra natal será construída pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará.
Pelo exposto, tenho a certeza de que os nobres pares desta Augusta Casa Legislativa emprestarão o necessário apoio à presente proposição, conferindo a sua tramitação o necessário empenho, para que no espaço mais breve venha assim, esta proposta a ser transformada em realidade.
PAÇO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 14 dias do mês de agosto do ano de 2009.
DEPUTADO JOSÉ ALBUQUERQUE - PSB
Primeiro Secretário da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará