PROJETO DE LEI Nº ___152/ 2009

 

 

Denomina ALDO MARCOZZI MONTEIRO o Presídio da cidade de Icó.

 

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ 

 

DECRETA:

 

Art. 1º. Fica denominado ALDO MARCOZZI MONTEIRO o Presídio da cidade de Icó.

 

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

PAÇO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 08 de julho de 2009.

 

 

 

 

Adahil Barreto

Deputado Estadual

 

 

JUSTIFICATIVA

 

 

Aldo Marcozzi Monteiro, filho de Walfrido Monteiro Sobrinho e Josefa Ribeiro Monteiro, nasceu no Município de Icó, no dia 03 de fevereiro de 1939 e faleceu no dia 03 de maio de 2009, de falência múltipla dos órgãos. Foi casado com Josina Maria Gurgel Moreira Monteiro, sobrevindo dessa união uma filha de nome Rebeca Josefine Moreira Monteiro. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba, em 1980, sendo orador de sua turma na conclusão do curso.

 

Foi vereador da cidade de Icó, no período de 1967 a 1970, tendo que renunciar para assumir a Secretaria de Administração na gestão de seu pai, o então prefeito Walfrido Monteiro, permanecendo nesse cargo até 1977, passando pela gestão do prefeito Jaime Almeida Alencar e por outra gestão se seu pai, Walfrido Monteiro. Em 1977, foi escolhido como Secretário de Educação do município de Icó, na gestão do prefeito Quilon Peixoto Farias. No pleito municipal de 1982, após ter recebido 6.902 votos, foi eleito para assumir o cargo de Prefeito Municipal de Icó. Em 1985, foi eleito presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará - APRECE, permanecendo no cargo até 1987, e durante esse período conseguiu que o governador Gonzaga Mota despachasse mensalmente na sede da entidade para atendimento aos prefeitos, sem a necessidade de apadrinhamento político, além de participar das reuniões do secretariado de governo, tendo direito a voz e voto. Além disso, procurou manter a luta pela autonomia dos municípios, encaminhando várias sugestões à Assembléia Constituinte de 1988, para que os municípios fossem reconhecidos como entes da República Federativa do Brasil. Em 1989, assumiu a Coordenação Estadual da Fundação Educar, por designação do então presidente da República José Sarney, permanecendo no cargo até a extinção do órgão, pelo presidente Fernando Collor de Melo.

 

Aldo Marcozzi teve importância fundamental para o desenvolvimento do Município de Icó, motivo pelo qual justa e merecida homenagem far-se-á ao denominar-se com o seu nome, o Presídio dessa cidade.

 

  

 

 

 

Adahil Barreto

Deputado Estadual