PROJETO DE LEI N°.131/08

 

 

 

Concede Título Honorífico de Cidadão Cearense ao Senhor José Bezerra de Menezes (Binho).  

 

 

 

A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará  D E C R E T A:

 

         Art. 1º - Fica concedido ao senhor José Bezerra de Menezes (Binho), brasileiro, natural de Olinda, Estado do Pernambuco, nos termos da Lei n.º 12.510, de 16.12.95, o Título Honorífico de Cidadão Cearense.

 

Art. 2º - A presente Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

         Plenário Treze de Maio da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 7 de maio de 2008.

 

 

Adahil Barreto

Deputado Estadual

 

JUSTIFICATIVA

 

O presente Projeto de Lei que propõe o Título Honorífico de Cidadão Cearense ao Senhor  José Bezerra de Menezes (Binho), constitui um justo ato de reconhecimento à grande contribuição que ele tem dado para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado do Ceará, através do trabalho que há muito realiza em favor do crescimento econômico e social do nosso Estado, já na condição de cidadão preocupado com os destinos do povo cearense, já na condição de empresário de visão moderna e ação dinâmica.

José Bezerra de Menezes, mais conhecido como Binho Bezerra, nasceu em Olinda-Pernambuco. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará – UFC, tendo iniciado sua vida profissional como engenheiro e construtor. Em 1983 iniciou a carreira de executivo, quando assumiu o cargo de Gerente Financeiro. No ano seguinte, em razão do bom desempenho na feitura do plano de expansão do Banco, assumiu o cargo de Superintendente Financeiro.

Em 1985 foi nomeado para o cargo de Diretor Financeiro Estatutário, por ter sido, com sucesso, um dos executores da ampliação dos negócios do Banco em nível de Brasil. Em 1.990 instalou o primeiro núcleo da administração central do Banco em São Paulo, com o objetivo de imprimir maior densidade aos negócios no Sul e Sudeste, ocasião em que foi nomeado pelo Conselho de Administração para o cargo de vice-presidente do BICBANCO.

Em 1996 alcançou o ápice da carreira como executivo do Banco ao suceder seu pai, o Cel. Humberto Bezerra, na presidência do BICBANCO por decisão unânime do Conselho de Administração em reconhecimento a todo um eficiente e competente trabalho realizado naquela instituição financeira.

Há doze anos exerce o cargo de Presidente Executivo e participa do Conselho de Administração. Entre os fatos mais importantes de sua gestão destaca-se a abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo, ocorrida em outubro de 2007.

O BICBANCO é uma instituição financeira genuinamente  cearense. Foi fundada em 1938, em Juazeiro do Norte, cidade natal da família Bezerra de Menezes. Começou como Cooperativa de Crédito do Joazeiro, criada pelo Senhor José Bezerra de Menezes, avô do nosso homenageado.

A trajetória do BICBANCO o coloca como um dos bancos privados mais antigos do Brasil. Desde o início, o controle pertence ao Grupo Financeiro Bezerra de Menezes. A partir da década de 80 do século passado passou a funcionar em escala nacional.

Nesses 70 anos de existência, é inegável a contribuição do Senhor Binho Bezerra para a expansão dos serviços e projetos do BICBANCO no cenário financeiro nacional e internacional. O sucesso do empreendimento contribuiu para o desenvolvimento social e econômico de Juazeiro do Norte e do Estado do Ceará, criando oportunidades, tanto para empréstimos quanto para trabalhadores.

Em 2008 o BICBANCO recebeu o Prêmio “Sustentabilidade”, por ser o banco médio mais estável da América Latina. Dos itens avaliados, o BICBANCO liderou três deles: ética corporativa, transparência e responsabilidade social corporativa. No ano passado, o BICBANCO alcançou o primeiro lugar no Brasil e o segundo na América Latina, com destaque para a abertura de capital em 2007, os avanços do treinamento de seus funcionários e a evolução do seu lucro líquido, que duplicou em um ano.

Segundo a Revista ISTO È DINHEIRO, o BICBANCO foi classificado em quarto lugar no item “gestão de recursos humanos” e no quesito “gestão em inovação e tecnologia”, foi classificado como segundo melhor banco.

Assim, a homenagem que hoje sugerimos seja prestada ao Senhor Binho Bezerra busca reconhecer o trabalho de um cidadão que sempre demonstrou preocupação com os destinos do povo cearense. O Senhor Binho Bezerra transformou-se num empresário de visão moderna e dinâmica, cuja principal característica é o amor ao trabalho e tem como referência na construção de sua vida pessoal, familiar e profissional, a figura de seus  pais, o Cel. Humberto e Norma Bezerra.

Binho Bezerra é casado com a Senhora Luciana Bezerra e tem 3 filhos: Marcelo, Rafael e Rodrigo.

 

 

Adahil Barreto

Deputado Estadual