CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO CEARENSE A DOM ANTÔNIO ROBERTO CAVUTO.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.
DECRETA:
Art. 1º - É concedido o título de Cidadão Cearense a Dom Antônio Roberto Cavuto, brasileiro, natural da cidade de Espírito Santo do Pinhal, Estado de São Paulo.
Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 21 de novembro de 2007.
Deputado TEO MENEZES
JUSTIFICATIVA
No ano de 1944, aos19 de maio, nascia em uma pequena cidade do interior paulista, Antonio Roberto Cavuto, filho de Antonio Cavuto (falecido) e dona Rosália de Oliveira Cavuto. Seus irmãos: Waldir José (falecido), Luiz Décio, Maria Cristina, Ana Maria e Margarida Maria, completavam aquela família religiosa, cristã e muito feliz.
Toninho, assim chamado por todos, entrou para o Seminário Menor dos Frades Capuchinhos de Minas Gerais, ainda muito jovem, e com um desejo ardente de ser religioso. Foi ordenado sacerdote no dia 24 de janeiro de 1971, em Espírito Santo do Pinhal, mais conhecida na região por Pinhal, sua terra natal.
Por todos estes anos foi: Vigário Paroquial, Diretor de Postulantes, Reitor de Santuário, Guardião, Mestre e Vice-Mestre de Noviços, Conselheiro da Vice-Província de Minas Gerais, Diretor de Obras Sociais, Vice-Provincial da Vice-Província dos Capuchinhos. E em 1980, criada a Província dos Capuchinhos de Minas Gerais, foi eleito Ministro Provincial, reeleito até 1986 e muitos outros cargos que a Província lhe confiou.
No dia 25 de maio de 2005 foi nomeado Bispo Diocesano de Itapipoca, Estado do Ceará, pelo Papa Bento XVI.
Foi ordenado bispo no dia 02 de julho de 2005, em uma grandiosa celebração com a presença de muitas caravanas do interior de Minas, cidades em que estivera a serviço e onde a província dos capuchinhos tem suas casas, paroquianos e grande número de irmãs da OFS de Minas Gerais.
Tomou posse da Diocese de Itapipoca, no dia 31 de julho de 2005.
Dentre as inúmeras atividades de Frei Dom Antonio Roberto Cavuto, há uma, que para a Ordem Franciscana Secular não poderia deixar de mencionar e agradecer, a de Assistente Espiritual da OFS Local (Fraternidade de Nossa Senhora do Rosário da Pompéia).
Considerando a enorme contribuição espiritual e evangélica que Dom Antonio vem proporcionando a Diocese de Itapipoca, onde seu trabalho vem repercutindo em todo o Estado do Ceará, solicitamos as Vossas Excelências a aprovação da presente propositura.
Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado, em 21 de novembro de 2007.
Deputado TEO MENEZES