LEI N.º 15.267, DE 28.12.12 (D.O. 28.12.12)

 

 

FIXA O QUADRO DE EMPREGOS PÚBLICOS DA EMPRESA ADMINISTRADORA DA ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO DO PECÉM S.A – EMAZP, DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE EMPREGOS PÚBLICOS DE ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO LOGÍSTICO E DE ASSISTENTE DE DESENVOLVIMENTO LOGÍSTICO.

 

 

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ.

 

Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica fixado o Quadro de Empregos Públicos da Empresa Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Pecém S.A. – EMAZP, na forma do anexo I desta Lei e do estabelecido no art. 8º, da Lei nº 14.794, de 22 de setembro de 2010.

Art. 2º Ficam criados 3 (três) empregos públicos de Analista de Desenvolvimento Logístico e 5 (cinco) empregos públicos de Assistente de Desenvolvimento Logístico para composição do Quadro de Empregos Públicos da Empresa Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Pecém S.A. – EMAZP, nos termos do Decreto nº 29.678, de 16 de março de 2009.

§1º Os empregos públicos criados no caput deste artigo serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, os quais serão providos mediante aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos.

§2º Ficam definidas a descrição e as atribuições dos empregos públicos criados por esta Lei, na forma de seu anexo II.

Art. 3º As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão à conta das dotações próprias da EMAZP.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 5º Ficam revogadas as disposições em contrário.

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO, DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 28 de dezembro de 2012.

 

Cid Ferreira Gomes

GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

Philipe Theophilo Nottingham

SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO EM EXERCÍCIO

 

 

 

Iniciativa: PODER EXECUTIVO

 

 

 

 

 

ANEXO I, A QUE SE REFERE O ART. 1º DA LEI Nº 15.267, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012.

 

 

QUADRO DE EMPREGOS PÚBLICOS DA EMAZP

 

Emprego Público

Quantitativo

Qualificação Exigida

Áreas de Formação

Salário Básico (R$)

Analista de Desenvolvimento Logístico

3

Nível Superior

Bacharel em Administração de Empresa, Bacharel em Engenharia de Produção e Bacharel em Engenharia Civil, com  registro nos respectivos conselhos de classe.

4.633,00

Assistente de Desenvolvimento Logístico

3

Nível Médio

 

-

2.025,38

1

Nível Médio e Curso Técnico em Meio Ambiente

-

2.025,38

1

Nível Médio e Curso Técnico em Segurança do Trabalho

-

2.025,38

 

 

ANEXO II, A QUE SE REFERE O ART. 2º DA LEI Nº 15.267,  DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012.

 

 

1. EMPREGO PÚBLICO DE ASSISTENTE DE DESENVOLVIMENTO LOGÍSTICO

 

1.1 Descrição Sumária geral: executar e controlar as atividades de fiscalização, acompanhamento e controle de contratos e critérios para execução dos compromissos assumidos pelas prestadoras de serviços, bem como operações das áreas financeiras, controladoria, recursos humanos, licitações, contratações de serviços, compras, almoxarifado, serviços gerais de modo a otimizar os recursos visando a melhoria contínua dos resultados.

 

1.2 Atribuições:

·         Executar atividades de controle e arquivamento de documentos, reprodução e guarda em arquivo, de modo a manter atualizadas as informações;

 

 

1.3 Descrição Específica por área/lotação:

 

 

 

 

 

 

·         Participar de Inventários de campo e planejar atividades;

·         Auxiliar na elaboração de laudos e documentos técnicos;

·         Acompanhar ações nas unidades de conservação e de produção, atuar na preservação e conservação ambientais;

·         Fiscalizar e monitorar fauna e flora;

·         Auxiliar profissionais de nível superior na implementação de projetos, gestão ambiental e coordenação de equipes de trabalho, processos de controle ambiental, utilidades, tratamento de efluentes e levantamentos meteorológicos;

·         Acompanhar e encaminhar os dados de monitoramento para as Áreas, órgãos e instituições competentes através de relatórios técnicos;

·         Orientar e acompanhar os trabalhos de preenchimento dos relatórios, garantindo a exatidão e qualidade das observações monitoradas;

·         Coletar material e/ou realizar registro inclusive fotográfico de inconformidades, comunicando ao superior hierárquico;

·         Prestar assistência técnica e auxiliar na elaboração de projetos, orientando quanto ao cumprimento de normas e legislação pertinente;

·         Advertir, inclusive a terceiros, sobre procedimentos e ações inapropriadas ou proibidas em relação à área de meio ambiente;

·         Ministrar treinamentos, participar de projetos e auxiliar em aulas práticas;

·         Zelar pela manutenção, limpeza, conservação, guarda e controle de todo o material, aparelhos, equipamentos e de seu local de trabalho;

 

·         TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

 

·         Promover inspeções nos locais de trabalho, identificando condições perigosas, tomando todas as providências necessárias para eliminar as situações de riscos;

·         Treinar e conscientizar os funcionários quanto a atitudes de segurança no trabalho;

·         Preparar programas de treinamento sobre segurança do trabalho, incluindo programas de conscientização e divulgação de normas de segurança, visando ao desenvolvimento de uma atitude preventiva;

·         Determinar a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI, bem como indicar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio;

·         Colaborar nos projetos de modificações prediais ou novas instalações da empresa, visando à criação de condições mais seguras no trabalho;

·         Pesquisar e analisar as causas de doenças ocupacionais e as condições ambientais em que ocorreram, tomando as providências exigidas em lei, visando evitar sua reincidência, bem como corrigir as condições insalubres causadoras dessas doenças;

·         Promover campanhas, palestras e outras formas de treinamento com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho;

·         Distribuir e controlar os Equipamentos de Proteção Individual - EPI;

·         Levantar e estudar estatísticas de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, analisando suas causas e gravidade, visando a adoção de medidas preventivas;

·         Elaborar planos para controlar efeitos de catástrofes, criando as condições para combate a incêndios e salvamento de vítimas de qualquer tipo de acidente;

·         Prestar apoio à SIPAT, organizando as atividades e recursos necessários;

·         Avaliar os casos de acidente do trabalho, acompanhando o acidentado para recebimento de atendimento médico adequado;

 

 

2. EMPREGO PÚBLICO DE ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO LOGÍSTICO

 

2.1. Descrição Sumária geral: Profissional que coopera na gestão e administração da organização dando suporte à área de auditoria, planejamento, orçamento e finanças, recursos humanos, operações, recursos materiais e serviços gerais, contabilidade, infraestrutura, informática e informação, podendo, sob supervisão, desenvolver projetos de pequena e média complexidade;

 

2.2. Atribuições:

 

2.3 Descrição Especifica por Área e Lotação:                                 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I, A QUE SE REFERE A LEI Nº

(nova redação dada pela Lei n.º 15.502, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2013)

 

 

QUADRO DE EMPREGOS PÚBLICOS DA EMAZP

Emprego Público

Quantitativo

Qualificação

Área de Atuação

Formação Profissional

Salário base

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Analista de desenvolvimento Logístico

 

 

 

 

 

 

01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nível superior

 

 

 

 

 

 

Controle Aduaneiro

 

 

Graduação em Administração, Direito, Comércio exterior, Economia, Contabilidade. Com registro nos respectivos conselhos de classe ou que possua Mestrado/doutorado em Direito, Comércio Exterior, Contabilidade, Economia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

R$ 4.633,00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

01

 

 

Logística

Graduação em Economia, contabilidade, tecnologia da informação, engenharia civil. Com registro nos respectivos Conselhos de Classe.

 

 

 

 

 

 

01

 

 

 

 

 

 

Administrador

 

 

 

 

Graduação em Administração com o respectivo registro no conselho de classe ou Mestrado/doutorado em Administração.

 

 

 

 

 

 

 

Assistente de desenvolvimento logístico

 

 

01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nível Médio

 

Desenvolvimento Logístico

 

Conclusão do Ensino Médio e curso de Informática

 

 

 

 

 

 

 

 

R$ 2.025,38

 

01

Controle Aduaneiro

Conclusão do Ensino Médio e curso de Informática

 

01

Controle de Pátio e Armazém

Conclusão do Ensino Médio e curso de informática

 

01

Meio Ambiente

Conclusão do nível médio e curso técnico em Meio Ambiente

 

01

Segurança do Trabalho

Conclusão do nível médio e curso técnico em Segurança do Trabalho

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II, A QUE SE REFERE A LEI Nº 15.502, de 27 de dezembro de 2013.

(nova redação dada pela Lei n.º 15.502, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2013)

 

 

Emprego Público/Definição

Área de Atuação

Atividades por área de atuação

 

 

 

 

 

 

Analista de desenvolvimento Logístico

 

 

Profissional responsável pela gestão e administração da EMAZP dando suporte às Diretorias, nas áreas de auditoria, planejamento, orçamento e finanças, recursos humanos, operações de logística e controle de pessoas, controle patrimonial e de materiais, aquisições, contratação de serviços, contabilidade, infraestrutura, informática e informação, cujas atividades serão delineadas em consonância com as áreas de atuação e formação profissional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Controle Aduaneiro

- Coordenar os controles das operações de entrada e saída de pessoas, veículos e cargas;

 

- Acompanhar o movimento físico, o reconhecimento, mediante registro próprio no sistema de controle informatizado do estabelecimento, da entrada (recepção ou saída (expedição) da mercadoria no recinto armazenador, almoxarifado ou chão de fábrica;

 

- Acompanhar e aprovar as operações de registro de informações utilizando computadores, coletores de dados e/ou outros equipamentos de entrada de dados;

 

- Acompanhar as atividades de controle das operações de entrada e saída de pessoas, veículos e cargas por meio de relatórios emitidos pelo sistema informatizado de controle aduaneiro da EMAZP;

 

- Zelar e garantir o cumprimento de procedimentos e atividades da EMAZP de ordem interna e externa ou das oriundas de órgãos estaduais, federais ou municipais;

 

- Dar suporte à supervisão imediata ou mediata na execução de tarefas inerentes à EMAZP determinadas pela Receita Federal do Brasil – RFB e órgãos anuentes;

 

- Desenvolver, propor ou executar, sob supervisão, projetos de pequena e média complexidade em sua área de atuação.

Logística

-Coordenar a movimentação e armazenamento de mercadorias e prestação de serviços operacionais;

 

- Coordenar a movimentação de cargas, consolidação ou desconsolidação de lote de carga, unitização ou desunitização de unidade de carga, transferência de propriedade de mercadoria por meio da Relação de transferência de mercadoria (RTM), movimentação interna de mercadorias de ou para áreas do recinto sob controle de terceiros para a realização de operações de industrialização, reparo ou manutenção, apreensão ou devolução de mercadoria pela fiscalização, entrada de mercadorias no estabelecimento ou a saída dele, ordem, plano ou relatório de produção, ordem ou relatório de serviço, desmontagem de mercadoria;

 

- Coordenar e aprovar as operações de registro de informações utilizando computadores, coletores de dados e/ou outro equipamento de entrada de dados;

 

- Realizar vistoria em containeres pelo reconhecimento de sua numeração própria, lacres, tipo e tamanhos;

 

- Acompanhar (conferindo e contando) o recebimento e/ou envio de mercadorias para as empresas instaladas;

 

- Inspecionar ocorrências em mercadorias inerentes à operação de armazéns e pátios;

 

- Realizar a contagem conforme acondicionamento da mercadoria, quando da saída ou entrada na ZPE, em conformidade com os documentos. 

 

Administrador

- Executar e controlar as atividades de contas a pagar e contar a receber da ZPE, realizando as atividades complementares a execução;

 

- Controlar os registros e informações relativas ao planejamento e controle orçamentário, conferindo os valores, alocação das contas e emissão de relatórios;

 

- Controlar as informações e documentos necessários  para análise contábil;

 

- levantar informações necessárias à elaboração dos Relatórios Mensais para subsidiar a Contabilidade da ZPE;

 

- Participar da administração da área de recursos humanos da empresa, tanto no que se refere à pessoal próprio como terceirizado;

 

- Executar e acompanhar as atividades de controle e administração de pessoal, conferindo os registros e atualizações do Sistema Informatizado de Controle Aduaneiro da empresa;

 

- Executar e controlar o processo de contratação de mão-de-obra terceirizada para os serviços relacionados à sua área, realizando solicitações de pessoal, entrevistas de admissão, treinamento, controle de assiduidade e desligamento;

 

- Realizar planejamento e controlar períodos e escalas de férias para pessoal próprio e comissionados;

 

- Realizar realinhamento salarial oriundas de convenções coletivas, solicitando alterações nos contratos de terceirização de mão-de-obra;

 

- Participar das atividades relativas ao desenvolvimento de pessoal, realizando levantamento de necessidade de planejamento, e execução de treinamentos;

 

- Executar e acompanhar as atividades de compras e estoques de materiais de expediente e outros;

 

- Controlar a tramitação de documentos relativos aos processos e atividades do setor, inclusive as referentes aos processos de licitações e compras diversas;

 

- Organizar e arquivar pastas e documentos da área;

 

- Encaminhar e acompanhar processos para a CPFCP, SEINFRA, e Licitantes, controlando todo o protocolo;

 

- Efetuar controle de quilometragem, gastos com combustível e manutenção de veículos;

 

- Executar as atividades relacionadas a suprimentos de material de limpeza, informática e escritório;

 

- Receber e atender requisições de material e de serviços;

 

- Efetuar cotações de preços e apoiar as demais áreas nos processos de compras;

 

- Receber e conferir materiais de fornecedores, armazenar e manter a organização do almoxarifado;

 

- Realizar controle e inventário de estoque;

 

- Supervisionar a execução de serviços de apoio tais como digitação de documentos, remessa de correspondências, de compras, contratos, dentre outros;

 

- Atender fornecedores e clientes prestando e recebendo informações sobre produtos e serviços;

 

- Acompanhar o controle de prazos e processos administrativos, atualizando planilhas e sistemas de gerenciamento;

 

- Elaborar relatórios específicos de sua área de atuação;

 

- Zelar e garantir o cumprimento das normas e procedimentos da empresa;

 

- Acompanhar os processos de compra e solicitação de pagamentos;

 

 - Realizar outras atividades atinentes à sua área de atuação.