PROJETO DE LEI N.º 34/19
“ INSTITUI O "FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS DO SIRI - SIRI FEST NO MUNICÍPIO DE IGUATU" NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ, NA FORMA QUE INDICA. “
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, DECRETA:
Art. 1º - Fica incluído no calendário oficial do Estado do Ceará o Festival de Quadrilhas Juninas do Siri - Siri Fest no município de Iguatu.
Parágrafo Único: O evento a que se refere o caput deste artigo será realizado no mês de junho de cada ano.
Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, sendo revogadas as disposições em contrário.
WALTER CAVALCANTE
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
Diante da atual configuração mundial caracterizada por interações globais crescentes, a revitalização das culturas populares e das tradições culturais busca garantir a manutenção da diversidade cultural no Cerne de cada Comunidade. Neste contexto, apresentamos a proposta de realizar uma programação cultural imaterial de manifestações juninas importantes no cenário cultural do Ceará, que será desenvolvido no distrito de Suassurana município Iguatu.
Além do Festival Regional de Quadrilha Junina, os grupos convidados serão aqueles ligados à cultura popular tradicional (reisados e danças folclóricas) devido à importância da preservação da memória e das manifestações culturais representadas pelas tradições, pelos valores, saberes, e, especialmente, pelas festas populares.
Esse patrimônio cultural imaterial, transmitido de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio, da sua interação com a natureza e da sua história, incutindo-lhes um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo, desse modo, para a promoção do respeito pela diversidade cultural e pela criatividade humana. Justificamos a realização do projeto “FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS DO SIRI – SIRI FEST” porque precisamos fazer-se conhecer o rico patrimônio cultural ligado às tradições juninas e apresentá-lo ao nosso povo e as nossas comunidades, assim como também, valorizar as tradições das festas juninas e culturais herdadas de nossos antepassados, precisamos fazer com que nossos jovens possam entender essas tradições, entender esse sertão, no lugar de conceitos rígidos, noções líquidas, no lugar da reta, a curva. No Centro Sul, as Festas Juninas também podem ser consideradas patrimônio cultural local.
O projeto que apresentamos compreende a difusão e valorização de várias tradições e manifestações ligadas aos festejos juninos, por entendermos que não somente as quadrilhas juninas, mas também, o modo de ser e viver, a arquitetura, os costumes, a culinária, as brincadeiras juninas, o artesanato, a música (forró de Luiz Gonzaga), a moda artesanal, as celebrações, a devoção e religiosidade fazem parte deste vasto patrimônio que buscamos promover a preservação e valorização no Festejo Siri Fest.
A Busca dessa valorização se dará através das seguintes ações: a) FESTIVAL DE QUADRILHAS: que irá integrar ao Festival de Quadrilhas Juninas do Siri – Siri Fest, onde buscamos fortalecer o Movimento Junino de todo o Ceára, incentivar a revitalização de tradições e costumes juninos, com participação do autêntico forró pé de serra, do casamento matuto e das danças tradicionais, além de coreografias tradicionais aos grupos juninos (parafuso, caminho da roça, túnel, cinturinha e outros), entre outros. b) ECONOMIA CULTURA VIVA: promoção de espaços para exposição e comercialização de arte e artesanatos dos artistas e grupos da região. Salientamos a importância desta ação, por promover a difusão da economia criativa da cultura, além de promover a geração de trabalho e renda aos artistas e grupos da região. c) PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO: espaço destinado a culinária típica regional. d) COSTUMES JUNINOS: Espaço destinado à apresentação de grupos de forró pé-de-serra, apresentação de grupos da cultura popular tradicional (reisados e bois), apresentação de danças folclóricas (xaxado e dança da rendeira). O Projeto promove neste espaço apresentações destinadas ao público da terceira idade do município. e) FORMAÇÃO CULTURAL: Realização de Oficinas de Formação Cultural em Danças Folclóricas Tradicionais. O projeto Festival de Quadrilhas Juninas do Siri – Siri Fest, durante as apresentações, incentivará momentos de formação e apresentação de quadrilhas juninas improvisadas, mobilizando e envolvendo no projeto o público presente. O festival também tem por objetivo promover o intercâmbio cultural entre os brincantes e detentores da tradição junina na região centro sul do estado.
O projeto tem como público – alvo quadrilhas juninas, grupos culturais, artistas e a comunidade em geral de Iguatu – CE e regiões. As ações são destinadas a um público com menos democratização de acesso à arte, cultura e renda. O projeto promove ações de acessibilidade, dentre estas, garanti apresentações de quadrilhas juninas infantis, adultas e diversidade (idosos);
Assim, solicito o apoio de meus pares a fim de aprovar este Projeto de Lei.
WALTER CAVALCANTE
DEPUTADO