PROJETO DE LEI N.º 178/18

 

DENOMINA DEPUTADO JOAQUIM NORONHA MOTA, A CE-351, QUE LIGA O MUNICÍPIO DE PARAMBU AO MUNICÍPIO DE QUITERIANÓPOLIS.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ RESOLVE:

 

Art. 1º Fica denominado de DEPUTADO JOAQUIM NORONHA MOTA, o trecho da CE-351, que liga o Município de Parambu ao Município de Quiterianópolis.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

 

Plenário, 26 de junho de 2018.

 

 

ODILON AGUIAR

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

JOAQUIM NORONHA MOTA nasceu na data de 02 de março de 1947, no município de Parambu – Ceará. Empresário de sucesso, tendo suas atividades concentradas no Norte e Nordeste do país, principalmente no Ceará, Piauí, Maranhão e Pará. Atuando em diversos segmentos, foi destaque na área de concessionárias de automóveis, onde representou diversas multinacionais como Ford, Fiat, Honda, Volkswagen, Iveco, dentre outras.

Empresário consolidado e grande gerador de emprego e renda, não se eximiu de dar sua contribuição as pessoas e a Causa Pública. Iniciou suas atividades políticas no Ceará ainda na década de 80, como líder e homem de influência política, na região dos Inhamuns, onde tem suas origens. Após algum tempo, então, ingressou de fato e de direito, consolidando-se na política quando eleito Deputado Estadual em 1994 para exercer o mandato de 1995 a 1999.

Como deputado, foi um árduo defensor dos direitos das pessoas mais carentes, dos mais necessitados, dos mais simples, com uma visão especial aos agricultores e sertanejos do Estado, tendo sua carreira política e empresarial sido interrompida por um trágico acidente de automóvel no ano de 1998, quando se encontrava em pleno exercício de seu mandato parlamentar. Após anos na luta pela reabilitação do grave acidente sofrido, veio a falecer em 22 de abril de 2014.

Em vida, foi reconhecido por ser um homem de fibra, trabalhador, honesto, inteligente e um incansável lutador pelo desenvolvimento do Estado do Ceará e de seu povo que tanto estimava. Primeiro deputado eleito, filho natural do município de Parambu, tanto trabalho lhe rendeu o reconhecido e carinhoso apelido de Joaquim Trabalho, como era chamado em sua cidade. Assim, coragem e determinação podem resumir esse parlamentar, empresário que, acima de tudo, foi também um sertanejo.

Portanto, denominar essa rodovia com seu nome é algo que pode e deve ser feito como gesto de reconhecimento a todo trabalho realizado na esfera pública e privada, bem como destacando aquele homem que um dia nos representou e nos deixou trabalhando pelo Legislativo Estadual.

Assim, fazemos o trecho da CE-351 passar a se chamar de Deputado Joaquim Noronha Mota.

ODILON AGUIAR

DEPUTADO