PROJETO DE LEI N.º 172/17

 

 

INSTITUI A CELEBRAÇÃO DA FESTA DE SÃO RAIMUNDO NONATO PADROEIRO DE VÁRZEA ALEGRE NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ, NA FORMA QUE INDICA.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

 

Art. 1º - Fica instituída no calendário oficial de eventos do Estado do Ceará a celebração da Festa de São Raimundo Nonato padroeiro de Várzea Alegre.

 

Parágrafo Único: O evento a que se refere a caput deste artigo será anualmente no mês de Agosto.

 

Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, sendo revogadas as disposições em contrário.

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 06 de julho de 2017.

 

MIRIAN SOBREIRA

DEPUTADA

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

 

O presente projeto tem como objetivo oficializar a Festa de São Raimundo Nonato do município de Várzea Alegre no calendário oficial de eventos do estado do Ceará. No município a data é sempre celebrada com muita fé e devoção pelos varzealegrense e louvor a São Raimundo Nonato.

 

São Raimundo recebeu a alcunha de Nonato ("não nascido") porque foi extraído do ventre de sua mãe, já morta antes de dar-lhe à luz, ou seja, não nasceu de uma mãe viva, mas foi retirado de seu útero, algo raríssimo à época. Por isso é festejado, no dia 31 de agosto, como o patrono das parteiras e obstetras.

 

Em 1224 entrou na Ordem de Nossa Senhora das Mercês, que era dedicada a resgatar os cristãos capturados pelos muçulmanos levados para prisões na Argélia. Mas ele não queria apenas libertar os escravos, lutava também para manter viva a fé cristã dentro deles.

 

Capturado e preso na Argélia, converteu presos e guardas, mas teve a boca perfurada e fechada por um cadeado para não pregar mais. Após sua libertação, foi nomeado em 1239 cardeal pelo papa Gregório IX, todavia no início de seu caminho a Roma padeceu violentas febres pela qual morreu.

 

Ressaltamos a importância do referido projeto que ao instituir o nosso projeto no calendário oficial do Estado do Ceará, será garantido à população varzealegrense a oportunidade de se unir em nome de Deus e participar de um momento ápice da vida religiosa.

 

Diante o exposto e pelas razões apresentadas, submeto aos meus nobres pares nosso projeto para aprovação.

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 06 de julho de 2017.

 

MIRIAN SOBREIRA

DEPUTADA