PROJETO DE LEI N.º 79/16

 

DENOMINA “ANTONIO VALMIR RIBEIRO” A ESCOLA PROFISSINALIZANTE DO MUNICIPIO DE FARIAS BRITO.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º. Denomina “Antonio Valmir Ribeiro” a Escola Profissionalizante do município de Farias Brito, a ser construída em terreno localizado na CE 386, conforme consta no extrato de contrato firmado entre a SEDUC/CE e a Construtora Justo Junior publicado no DOE/CE de 12 de abril de 2016, às fls. 24.

Art. 2º. Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.

ZÉAILTON BRASIL

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Lei visa prestar justa homenagem ao saudoso Antonio Valmir Ribeiro, falecido aos 07 de agosto de 2014, face à sua forte contribuição para a Educação no interior do nosso estado.

Antonio Valmir Ribeiro, filho de João Ribeiro da Silva e Luzia Ribeiro da Silva, nasceu aos 17 de dezembro de 1938, na cidade de Farias Brito, sendo o caçula de 14 (quatorze) filhos.

Fez o curso primário na Escola Marista de Missão Velha - CE e cursou o ginasial na Escola Marista em Recife-PE. Concluído o ginasial, resolveu mudar-se para a cidade do Crato, onde cursou o ensino científico no período de 1958 a 1960. Prestou vestibular em Fortaleza, sendo aprovado no curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, o qual concluiu em 1965.

Com sua formatura, tornou-se o primeiro cidadão da cidade de Farias Brito a ter ensino superior.

Retornando à sua cidade natal, assumiu a direção do Ginásio Enoque Rodrigues em 1966, onde permaneceu por mais de dez anos. Foi lá onde os memoráveis desfiles de 07 de Setembro encheram os estudantes de orgulho, e o povo de Farias Brito de alegrias.

Enquanto educador, propagava que o conhecimento estava a serviço da necessidade de viver, razão pela qual defendia a necessidade de constante e verdadeiro investimento em educação, dada a importância intangível desta na formação do cidadão.

Em 1967, paralelamente à direção do Ginásio Enoque Rodrigues, assumiu como cirurgião-dentista no serviço público, sendo o primeiro a exercer tal função na cidade de Farias Brito. Atuou, ainda, durante o período de 1975 a 1984, como cirurgião-dentista do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farias Brito.

Em 1969, casou-se com Josefa Joselita Furtado Ribeiro, com quem teve 05 (cinco) filhos e 01 (uma) neta.

Em 1985, o prazer pela educação o levou novamente às salas de aula, como educador do Curso Técnico de Contabilidade na EEM Getúlio Vargas da cidade de Farias Brito, oportunidade em que aproveitou para reiterar sua defesa em prol da educação como meio de aperfeiçoamento da humanidade.

Assumiu, de 1989 a 1992, a função de cirurgião-dentista no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lavras da Mangabeira, vindo posteriormente a aposentar-se após estar a serviço da Prefeitura Municipal de Farias Brito, como dentista.

Por tudo quanto apresentado, sendo certo que seu exemplo de dedicação à Educação dos cidadãos do nosso Estado jamais será esquecido pela população cearense, vimos pedir o apoio dos pares desta Casa Legislativa para prestar homenagem a este grande homem, que por tantos anos dedicou sua vida à cuidar da saúde e da educação dos cidadãos cearenses.

ZÉAILTON BRASIL

DEPUTADO