PROJETO DE LEI N.º 53/16
“ DENOMINA DE JOSÉ DE MATOS LEITE A RODOVIA CE-166 NO TRECHO QUE LIGA O MUNICÍPIO DE JUCÁS AO DISTRITO DE MEL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. “
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ D E C R E T A:
Art. 1º. Fica denominado José de Matos Leite a Rodovia CE-166, no trecho que liga o município de Jucás ao Distrito de Mel e dá outras providências.
Art. 2º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art.3º. Revogam-se as disposições em contrário.
BRUNO GONÇALVES
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
José de Matos Leite nasceu no dia 03 de outubro de 1898, no então município de São Mateus, hoje conhecido como Jucás no Ceará. Filho de João Gualberto Teixeira Leite e Maria Santana de Matos Leite em setembro de 1922 casou-se com Maria Lídia Holanda Paz, passou a infância e a juventude em Jucás e depois de casado morou no sítio Mel até o ano de 1927.
Com o projeto do Açude de Orós, feito pelos americanos atraiu muita gente para novidade, fincando assim raízes, no distrito de Orós. Era um político nato, filiado a UDN. No acampamento de Orós, encontrou com o primo Eduardo Leite, que o ajudou nomeando – o chefe da Guarda do referido acampamento. Alguns anos depois foi comerciante, mas sempre atuando fortemente como líder político.
Foi vereador pelo distrito de Orós, iniciou a luta pelo desmembramento do distrito de Orós em uma luta ferrenha pela independência da Vila. Em seguida, tornou-se o primeiro Prefeito de Orós, eleito pela e pelo reconhecimento do povo por sua luta para o acontecimento de tal político.
Foi administrador da empresa Magnésio do Brasil, onde trabalhou na extração da Magnésia nos municípios de Jucás, Alencar, Orós e na região do Cariri. Politicamente, lutou até o fim dos seus dias, faleceu no dia 05 de agosto de 1975.
Diante do exposto, conto com os nobres pares na aprovação desta propositura que submeto a este Soberano Plenário.
BRUNO GONÇALVES
DEPUTADO