PROJETO DE LEI N.º 31/16
“ DENOMINA DE PROFESSOR GILMAR PEREIRA DE SOUSA A ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS, NA FORMA EM QUE INDICA. “
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. Fica denominada de PROFESSOR GILMAR PEREIRA DE SOUSA, a Escola Estadual de Educação Profissionalizante que será construída no município de Crateús, no Estado do Ceará;
Art. 2º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação;
Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.
Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 24 de fevereiro de 2016.
DR.CARLOS FELIPE
DEPUTADO ESTADUAL - PCDOB
JUSTIFICATIVA
Justificar o pedido de adoção de um nome para uma Instituição do porte de uma Escola Estadual de Educação Profissionalizante é missão que nos gratifica pelos méritos do indicado.
Homem preocupado com a educação e o aprendizado da população cearense e, especial a de Crateús, GILMAR PEREIRA DE SOUSA é um daqueles bons exemplos a ser seguido. Educador por vocação, Professor Gilmar muito contribuiu para o desenvolvimento e aprimoramento do processo de ensino aprendizagem no estado do Ceará.
O professor GILMAR PEREIRA DE SOUSA deixou na memória daqueles que tiveram a oportunidade de conviver com sua pessoa, a imagem de um ilustre educador, preocupado com a educação de seu povo, e que muito contribuiu para educação do município de Crateús-CE.
Gilmar Pereira de Sousa, nascido em 02 de Julho de 1958 em Crateús no Ceará filho de Gentil Lima de Sousa e de Luiza Pereira Lima cresceu com suas irmãs e irmãos sendo ao todo nove irmãos, pois os pais faleceram muito cedo. Sendo criado por uma tia junto com seus irmãos e irmãs, estudou no Externato Nossa Senhora de Fátima – 1968 a 1971 e concluiu os estudos no Colégio Estadual Regina Pacis.
Aos 19 anos de idade em 15 de Janeiro de 1977 serviu ao exército brasileiro por 10 meses na cidade de Crateús. E ao mesmo tempo concluía o nível médio no Curso de Técnico em Contabilidade na Escola técnica de Comércio Padre Juvêncio do ano de 1976 a 1979, concluindo com êxito o curso de Magistério de Ensino fundamental e estudos adicionais em língua Portuguesa.
Entrando em um curso superior em Pedagogia Plena pela Universidade Estadual do Ceará dos anos de 1985 a 1989. Na mesma época foi funcionário da empresa Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social – REFER do ano de 1988 a 1996, Casando se com Liduina Márcia Bonfim Rodrigues no dia 05 de Novembro de 1986. Tendo com ela seus três filhos Priscila Bonfim de Sousa, Sara Bonfim de Sousa e Israel Bonfim de Sousa, e de uma relação extraconjugal vindo a confirmar-se também como seu filho Johnnatan Richard Frota.
Seus esforços para estudar nunca cessavam se especializou em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado Oliveira no Rio de Janeiro em 1995, concluindo incontáveis cursos, seminários na sua área e abrangendo várias outras como, A Municipalização do Ensino, Sindicato e papel dos Delegados Sindicais, Primeiros Socorros, Educação problemas e Perspectivas e muitos outros.
Sempre pensava em capacitar-se e esforçava-se para com seu papel de educador e pai de família, sempre buscando cada vez mais aprender e ser o melhor em sua área. Concluiu um curso de Espanhol e Inglês que seria mais uma das suas conquistas profissionais.
Começou sua carreira em sala de aula oficialmente antes mesmo dos seus 25 anos, sendo que aos 16 anos já ministrava aulas e cursos em sua área de estudo, Começou na escola que sempre chamava de Preferida o Colégio Estadual Regina Pacis em 1983 a 1999. Passando para Coordenador da mesma em um curso Técnico de Contabilidade, também exercendo a função de docente na Escola Técnica de Comercio Padre Juvêncio no período de 1990 a 1992.
No ano de 1985 á 1987 exerceu o cargo de Gestor Escolar como diretor e coordenador pedagógico na escola Manuel Mano em Crateús, Assim como também exercia suas funções como magistério na Escola Sônia Burgos nos anos de 1988 a 1989 e 1996 a 1997. No ano de 1997 também foi docente na Escola Novo Horizonte na mesma cidade.
E em 1997 foi professor da faculdade de Educação de Crateús- FAEC, também ministrando um projeto sobre a Habilitação dos Professores Leigos do município de Crateús, foi quando em 1999 a 2001 continuando seu trabalho como coordenador concorreu para gestor e assumiu com êxito seu primeiro mandato como Gestor Escolar do Colégio Estadual Regina Pacis em 2002 á 2004.
Em 2005 a 2008 teve seu segundo mandado como Gestor no Colégio Estadual Regina Pacis, além de diretor era sempre envolvido constantemente com a cultura da cidade, sempre a frente de danças com temas específicos para levar sua escola a competições, peças teatrais, sua Quadrilha nas festas juninas com o nome de Flor do Mamulengo que por anos foi premiada por sua beleza e glamor.
Em 2009 e 2010 foi coordenador de um Anexo do IFCE em Crateús que funcionava na biblioteca pública municipal, Nos anos de 2009 a 2012 continuou como professor no Colégio Estadual Regina Pacis, como também na Escola de Ensino Fundamental Manuel Mano, e no ano de 2012 Ensinou no Colégio Vitória em Crateús. Também nos anos de 2011 e 2012 foi Professor do cursinho Passo a Passo – preparatório para Enem, vestibulares e concursos.
No mesmo ano de 2012 foi acometido por uma doença rara no sangue onde iniciou seu tratamento em fevereiro do mesmo ano. Mesmo sem deixar a maioria das escolas onde trabalhava dedicou-se a sua saúde por seis meses sendo acompanhado por esposa e filhos. Mesmo depois do tratamento para a tristeza de sua família e amigos veio a falecer no dia 03 de Dezembro de 2012.
Deixando um legado de alunos e filhos que tanto ele amava, da pessoa do Gilmar é como se uma estrela que tanto brilhou entre nós apenas fosse bilhar no céu de lindas constelações. Sem dúvida um grande homem, um pai amoroso e dedicado, um profissional simplesmente incontestável, tudo que fazia sempre demonstrava excelência e responsabilidade.
A nossa iniciativa visa prestar uma justa homenagem à quem muito contribuiu com a educação, em especial daqueles que residem na Região dos Sertões de Crateús.
Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 24 de fevereiro de 2016.
DR.CARLOS FELIPE
DEPUTADO