PROJETO DE LEI N.º 125/16

 

DENOMINA DE JOSÉ ERIVALDO ALVES DA COSTA, O GINÁSIO POLIESPORTIVO ANEXO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SÃO SEBASTIÃO NO MUNICIPIO DE APUIARÉS.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

 Art. 1º - Fica denominado de JOSÉ ERIVALDO ALVES DA COSTA, o Ginásio Poliesportivo anexo da Escola de Ensino Médio São Sebastião no Município de Apuiarés.

 

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

BRUNO PEDROSA

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

 

José Erivaldo Alves da Costa, filho de Apuiarés, nascido em 02/12/1982. Foi um grande ícone na formação social de diversas pessoas da cidade de Apuiarés e de cidades vizinhas. Erivaldo desde muito jovem iniciou sua paixão pelos esportes e pela música. No esporte, colecionava participações e títulos em campeonatos de Basquete, Futsal, Futebol e Ciclismo. Não apenas como atleta, mas também como técnico, onde esteve à frente de equipes em campeonatos locais e regionais, como também nas Olimpíadas de Apuiarés. Papel esse que ele exercia muito bem, pois tinha o prazer de repassar seus conhecimentos a outras pessoas, introduzindo uma grande parcela da juventude de Apuiarés no meio esportivo.

 

Na música, era membro da Banda Municipal de Apuiarés. Com muita dedicação, logo conseguiu o papel de professor de música em uma cidade vizinha (Tejuçuoca), tendo também participado de algumas bandas de forró de nossa região. Em 2009 na saída do então Maestro Claudino Pedroso da Banda De Musica de Apuiarés, Erivaldo teve sua recomendação para assumir o cargo, que foi aceita com muita alegria pelos demais membros, iniciando uma forte reestruturação da Banda, dando uma nova cara a mesma, com novos estilos de músicas, com novos instrumentos e com sua persistência da importância teórica e não só da pratica por parte dos músicos. Levou a BMA para apresentações no Dragão do Mar, em eventos na cidade de Aquiraz, festivais de música em Ibiapaba, várias cidades vizinhas e também na própria cidade de Apuiarés. Erivaldo também acreditava no lazer para a dedicação de seus alunos. Sempre que sabia de algum evento, se disponibilizava logo a levar a BMA, pois acreditava também que a visibilidade de seus alunos para o público tinha valor, e não preço.

Sua paixão pelo esporte o fez cursar faculdade de educação física. O que lhe proporcionou lecionar em varias escolas do município, como as de ensino fundamental: Aécio de Borba, Nely Ribeiro e João Honório. Na estadual de ensino médio, São Sebastião. E também lecionou em uma escola do distrito de Croatá – São Gonçalo do Amarante.

 

De todas as suas virtudes, Erivaldo era uma pessoa amiga, disposta a fazer tudo o que estivesse ao seu alcance e além. Ele também não se contentava com o natural, por isso fazia das quadras e salas de aula sua segunda casa, para que seus alunos também tivessem esse pensamento, para que saíssem do ócio e não dessem oportunidade para a marginalidade. Dedicava-se ao máximo para que não ele, mas as pessoas na qual o seguiam tivesse sucesso.

 

Erivaldo faleceu no dia 20 de Abril de 2015, vitima de um trágico acidente de transito.

 

BRUNO PEDROSA

DEPUTADO