PROJETO DE LEI N.º 89/15

 

DENOMINA DE ANTÔNIO GONÇALVES PRIMO O TRECHO DA CE-288 QUE LIGA A SEDE DO MUNICÍPIO DE AURORA A ESTRADA PADRE CÍCERO NA LOCALIDADE DO SÍTIO FORQUILHA NO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇÚ.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º Denomina de ANTÔNIO GONÇALVES PRIMO o trecho da CE-288 que liga a Sede do Município de Aurora à Rodovia Padre Cícero na localidade Sítio Forquilha no Município de Caririaçú.

 

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

 

JUSTIFICATIVA

 

A presente iniciativa objetiva homenagear ANTÔNIO GONÇALVES PRIMO, nascido em 31 de maio de 1913 no Município de Iguatú-Ce.

 

Antônio Gonçalves Primo era filho primogênito de Davi Gonçalves Ferreira e Esperança Gonçalves Ferreira. Ainda criança seus pais retornaram para Quitaiús, Distrito de Lavras da Mangabeira-Ce, sendo alfabetizado naquele Distrito. Depois foi aluno do Colégio Marista Cearense, em Fortaleza, por alguns anos, de onde teve que sair, voltando para sua terra natal, pois sua genitora tendo sido acometida de um problema de saúde precisou de sua presença tendo que abdicar dos estudos.

 

Em 1946, casou com Alaíde Leite Gonçalves, na época secretária do então prefeito, permanecendo na cidade por poucos anos, indo para o Sítio Lagoa do Mato, propriedade de sua sogra, trabalhar na agricultura. Tiveram 11 filhos, dos quais nove (03) já falecidos.

 

Mesmo com as dificuldades encontradas na agricultura, sempre batalhou para que os filhos estudassem, tendo que renunciar aos estudos, em benefício dos filhos. Contava sempre com a ajuda e determinação de sua esposa que era professora, que juntos batalhavam para que os filhos tivessem um futuro melhor, o que hoje são todos bem sucedidos em suas profissões.

 

Sua participação e determinação na vida e desenvolvimento da localidade sempre foram consideradas por todos como de muita força e coragem.

 

Sua dedicação e atuação foram decisivas para o desenvolvimento da agricultura, e conseqüentemente, trazendo crescimento para todos os habitantes do Sítio Lagoa do Mato.

 

Veio a falecer no dia 30 de dezembro de 1998 em Aurora-Ce, deixando um exemplo de homem de coragem, de luta e de amor por seus filhos e por todos.

 

Portanto, denominar o trecho da CE-288 que liga o Município de Aurora à Rodovia Padre Cícero, precisamente na localidade Sítio Forquilha no Município de Caririaçú é preservar na memória para as gerações futuras, em especial para a Região, a história de luta e sucesso deste homem simples, reservado, porém, de muita sabedoria e otimismo.

 

Assim, submetemos à consideração do Plenário desta Casa Legislativa o presente projeto de lei por considerar a homenagem justa e merecedora do nosso conhecimento.

 

Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

 

LAIS NUNES

DEPUTADA