PROJETO DE LEI N.º 30/15
Denomina de “RAIMUNDO MARQUES NONATO” a Escola de Ensino Médio do Distrito de Arapá, localizado no Município de Tianguá / Ce.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. – Fica denominada de “RAIMUNDO MARQUES NONATO”, a Escola de Ensino Médio do Distrito de Arapá, localizado no Município de Tianguá / Ce.
Art. 2º. – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º. – Revogam-se as disposições em contrário.
SERGIO AGUIAR
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Conhecido popularmente como Raimundo Gregório, nasceu em 27 de julho de 1926, no município de Viçosa do Ceará, mais precisamente, no Distrito de Oiticicas. No entanto, sua certidão de nascimento foi lavrada no Distrito de Arapá do município de Tianguá / Ce, cujo lugar adotou como sua terra natal.
Casou-se aos 20 anos de idade com a Sra. Maria Marques Nonato (Dona Belzinha), e dessa união, nasceram 11 filhos, pela ordem são: Joacir Marques de Oliveira, Benedita Marques, Benedito Marques de Oliveira, José Gregório Neto, Maria Gorete Marques, Gláucia Marques, Glaucineide Marques, Núbia Marques e Ezaclir Marques de Oliveira.
Possuidor de uma inteligência e vivacidade notória, conseguiu arranjar um emprego como caixeiro viajante. Experiência essa, que lhe propiciou a habilidade de tornar-se um comerciante independente respeitado com capacidade para conquistar créditos, se desenvolver e adquirir posses. Aliada a sua capacidade para o trabalho, ele também se revelou um grande e respeitado líder dentro de sua comunidade. Compreendia o sofrimento dos seus pares como uma tarefa a ser minimizada. Sendo assim, entre os anos de 1956 e 1957, enveredou para política, destacando-se como um ferrenho defensor do Distrito de Arapá. Em 1962, foi eleito pela primeira vez a vereador, tendo por votos na sua grande maioria o eleitorado do referido Distrito, e reeleito por mais 4 (quatro) vezes consecutivas, até 1992.
Toda Premissa de seu trabalho como legislador na Câmara Municipal, tinha por base o compromisso assumido com aqueles que o elegiam, pois a tarefa de cuidar de seus eleitores não se restringia tão somente ao período eleitoral, mas efetivamente durante o interstício de uma eleição e outra, o que lhe garantia sempre uma expressiva votação. Conseqüência de seu desempenho como homem público que, em detrimento dos seus interesses particulares, primava pela defesa dos interesses de sua população. Um homem, cujas idéias, eram pautadas na ética e nos valores morais, possuía uma capacidade extraordinária de expressar seus pensamentos e idéias, defendia que a expressão sincera e coerente da palavra e do pensamento de um homem, deveria servir como mecanismo de libertação e de opressão social.
No dia 06 de fevereiro de 2002, o Distrito de Arapá chorou a morte de Raimundo Marques Nonato e sempre que seu nome é citado. As pessoas de Arapá respaldam-o como exemplo de homem íntegro, de boa índole e cumpridor de sua palavra para com o povo dessa terra que lhe adotou como filho.
SERGIO AGUIAR
DEPUTADO