PROJETO DE LEI N.º 25/15
DENOMINA JOAQUIM RODRIGUES DE LIMA A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO DISTRITO DE LAGOINHA, MUNICÍPIO DE QUIXERÉ.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. Fica denominada Joaquim Rodrigues de Lima a Escola Estadual de Ensino Médio localizada no distrito de Lagoinha, no município de Quixeré, Estado do Ceará.
Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Salas das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 02 de março de 2015.
MOISES BRAZ
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
JOAQUIM RODRIGUES DE LIMA (Joaquim Janú), como era popularmente conhecido, nasceu em 27 de outubro de 1925 em Poço da Onça, na época, pertencia à comarca de Russas, hoje pertencendo a Quixeré. Filho de Januário Rodrigues de Lima e Marcelina Amélia de Jesus. Tinha 10 irmãos e viveu toda sua infância e adolescência na mesma localidade. Aos 14 anos já tinha seu primeiro emprego em uma fazenda cuidado de animais, confirmado assim, desde cedo, sua dedicação ao trabalho. Não teve oportunidade de estudar, mas tinha uma sabedoria própria, admirado por todos que o conheciam.
Em 1949, casa-se com a senhora Luzia, fixando residência no Alto do Bairro. Em 1950 eles se mudaram para a localidade de Lagoinha, vivendo da agricultura, em terras arrendadas. Na década de 70, fruto de muito trabalho e esforço, passou a criar gado, um sonho de juventude, ao tempo em que já era considerado o maior produtor agrícola da localidade de Quixeré no plantio de algodão, milho e feijão.
Homem sábio e experiente via que o estudo era de fundamental importância para o crescimento de seus filhos. E foi o estudo a maior herança que poderia deixar para eles. Assim o fez. Joaquim Janú, mesmo sentindo os sinais do tempo e a dificuldade de realizar certas atividades, nunca deixou de acompanhar e orientar o que era pra ser feito, e assim foi até seu último dia de vida, quando no dia 24 de outubro de 2011, pela manhã, pediu que o levasse ao portão para vê seu gado passar e foi a última vez que ele viu.
Em sua simplicidade e grandeza de espírito cativou a muitos de seu tempo deixando um legado de respeito e trabalho. Trata-se, portanto, de uma justa e merecida homenagem a uma pessoa que muito se dedicou e trabalhou para o engrandecimento e desenvolvimento de sua comunidade.
MOISES BRAZ
DEPUTADO