PROJETO DE LEI N.º 167/15
“ DENOMINA DE VEREADOR JUVÊNCIO RICARTE ELIZEU DE LIMA, O GINÁSIO POLIESPORTIVO ANEXO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ADAHIL BARRETO NO MUNICÍPIO DE CARIÚS. “
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º - Fica denominado de Vereador Juvêncio Ricarte Elizeu de Lima, o Ginásio Poliesportivo anexo da Escola de Ensino Médio Adahil Barreto no Município de Cariús.
Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
PLENÁRIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, EM 10 DE JULHO DE 2015.
Sineval Roque
Deputado Estadual/PROS
Justificativa
Juvêncio Ricarte Elizeu de Lima nasceu em Cariús, região Centro Sul do Ceará, precisamente no Sítio Monte Serra, em 18 de junho de 1921. Filho de Raimundo Ricarte Elizeu de Lima e de Maria Pereira Cavalcante, camponeses. Juvêncio Ricarte teve uma formação não tão estrelada, estudou apenas até o quarto ano primário, mas teve uma educação profícua com formação na universidade da vida. Na grande parte de sua vida trabalhou na agricultura e na vida pública chegou a ser vereador por 02 legislaturas em Cariús/CE.
Juvêncio, em 1943, casou-se com Joana Maria de Jesus, deste matrimônio nasceram 13 filhos, hoje, apenas 07 filhos estão vivos. Francisco Ricarte, Lucimar Ricarte, Doralice Ricarte, Josimar Ricarte, Dorismar Ricarte, Diomar Ricarte e Eliomar Ricarte (Tuquinha). Juvêncio também teve uma filha fora do casamento, a jovem Jumara Ricarte.
Juvêncio teve uma vida dura e difícil, onde trabalhou grande parte da sua vida na roça com seus familiares. Em 1956, com 35 anos, juntamente com a sua família, mudou-se para a cidade de Bacabau, no estado do Maranhão, morando por um tempo naquela terra. Depois voltou para o Ceará (São Bartolomeu). Em 1958, mudou-se com a sua família para a cidade Cabiceira dos Patos/SP, em seguida para Monevade/SP, passou Santópoles/SP, depois Guarani/SP. Na capital paulista, nasceram mais 02 filhos (Diomar e Eliomar). Juvêncio trabalhou na Transportadora Glória.
Em 1968, Juvêncio voltou para o Ceará, vindo morar na cidade de Iguatu, no bairro Vila Neuma, onde colocou uma padaria e também trabalhou de pedreiro. Após 02 anos foi morar na cidade de Cariús, em 1971, trabalhando como mestre de Obras na prefeitura de Cariús. O mesmo trabalhou também como representante da Casa dos Motores da cidade de Iguatu.
Juvêncio Ricarte Elizeu de Lima, amante do esporte e torcedor do Flamengo, em Cariús foi torcedor do Independente, time local.
Em Cariús, engajou-se na política partidária fazendo uma pregação séria e de moralidade na política, mesmo assim sua candidatura foi exitosa, elegendo-se vereador em 1979, assumindo a sua primeira vereança por seis anos (1979 a 1984), reelegendo-se para mais um mandato de vereador nos quatro anos seguintes (1985 a 1988).
Aos 80 anos, Juvêncio faleceu no hospital Regional de Iguatu, em 09 de agosto de 2001, de problema cardíaco.
Sineval Roque
Deputado Estadual/PROS