PROJETO DE LEI N.º 144/15

 

 

RECONHECE O MUNICÍPIO DE PACATUBA COMO A CAPITAL DA ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º - Fica reconhecido o Município de Pacatuba como a capital da Encenação da Paixão de Cristo.

 

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

JUSTIFICATIVA

 

Apresenta-se o presente Projeto de Lei, diante da 41ª edição dos ensaios da Paixão de Cristo em Pacatuba. De acordo com a Secretaria da Cultura, a primeira apresentação da peça aconteceu na Semana Santa de 1974, quando um morador chamado Paulo Maria Pinto resolveu, juntamente com outras 12 pessoas, acompanhar o vigário pelas ruas, encenando a via sacra.

 

Hoje a Paixão de Cristo, de Pacatuba, é considerada a segunda maior do Nordeste e reúne mais de 200 pessoas na encenação, desde atores, figurantes e pessoal da área de apoio. O elenco é composto por voluntários sem formação teatral e que amadoramente entregam-se ao evento, e aos ensaios, como quem abraça para si um pedaço da cidade. Um pedaço de fé e de religiosidade. O elenco conta com atores profissionais e tantos outros figurantes da própria comunidade, dentre os profissionais, está  o pacatubano João Antonio Pinto, que representa Caifás. A apresentação acontece na Praça da Paixão, no centro da cidade, e chega a reunir 18 mil pessoas na quinta e sexta-feira da Semana Santa.

 

Resta clarividente que Pacatuba se tornou a capital da Encenação da Paixão de Cristo. Por todo o exposto, solicitamos o apoio dos colegas parlamentares para a aprovação do presente projeto e a justa homenagem à população de Pacatuba e todos que fazem acontecer este grande evento no município.

 

 

FERNANDA PESSOA

DEPUTADA