PROJETO DE LEI N.º 141/15

 

( Oriundo do PROJETO DE LEI N.º 85/14 )

 

 

DENOMINA PATATIVA DO ASSARÉ A ESCOLA DO DISTRITO SERRA DE SANTANA DOMUNICÍPIO DE ASSARÉ/CE.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1° - Denomina Patativa do Assaré a Escola do Distrito Serra de Santana do município de Assaré/Ce.

 

Art. 2° - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

 

Art.3° - Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

SINEVAL ROQUE

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Patativa do Assaré batizado poeta Antônio Gonçalves da Silva, conhecido em todo o Brasil como Patativa do Assaré, referência ao município que nasceu. Analfabeto "sem saber as letra onde mora", como dizia num de seus poemas, sua projeção em todo o Brasil se iniciou na década de 50 á partir da regravação de "Triste Partida", toada de retirante gravada por Luiz Gonzaga.

 

Filho do agricultor Pedro Gonçalves da Silva e de Maria Pereira da Silva, Patativa do Assaré veio ao mundo no dia 9 de março de 1909, foi criado num ambiente de roça, na Serra de Santana, distrito de Assaré.

 

Seu pai morrera quando tinha apenas oito anos legando aos seus filhos Antônio, José, Pedro, Joaquim, e Maria o ofício da enxada, "arrastar cobra pros pés”, como se diz no sertão.

 

A sua vocação de poeta, cantador da existência e cronista das mazelas do mundo despertou cedo, aos cinco anos já exercitava seu versejar. A mesma infância que lhe testemunhou os primeiros versos presenciaria a perda da visão direita, em decorrência de uma doença, segundo ele, chamada "mal  d&,39;olhos".

 

Embora tivesse facilidade para fazer versos desde menino, Patativa do município de Assaré, no Vale do Cariri, nunca quis ganhar a vida em cima do seu dom de poeta, mesmo tendo feito shows pelo Sul do país, quando foi mostrado ao grande público por Fagner em finais da década de 70, se considerava o mesmo camponês humilde e morava no mesmo torrão natal onde nasceu, no seu pedaço de terra na Serra de Santana. Tendo falecido no dia 08 de julho de 2002, na sua cidade natal.

 

Diante do exposto, espero contar com o apoio dos membros desta casa para a aprovação deste projeto de lei.

 

SINEVAL ROQUE

DEPUTADO