PROJETO DE LEI N.º 58/14
FICA DENOMINADA OFICIALMENTE DE FRANCISCO XAVIER FERNANDES MAIA, A UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA), EM ARACATI/CE.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, DECRETA:
Art. 1º – Fica denominada oficialmente de FRANCISCO XAVIER FERNANDES MAIA, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Município de Aracati/CE.
Art. 2º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrário.
JOSÉ ALBUQUERQUE
DEPUTADO
Francisco Xavier Fernandes Maia, filho de Ananias Maia Rocha e Luiza Fernandes Maia, nasceu em Russas, em 18 de agosto de 1944. Foi lá que iniciou seus estudos, radicalizando-se, tempos depois, em Fortaleza, onde continuou seus estudos no Colégio São Paulo, e os concluiu no Liceu do Ceará.
Cursou medicina e formou-se pela Universidade Federal do Ceará, em 1969. Logo em seguida, mudou-se para a cidade de Aracati, onde conheceu sua esposa, Dona Etiene Lopes Maia, com quem se casou e teve 5 filhos: Mônica, Marcelo, Xavier Filho, Ananias Neto e abraão.
Em Aracati, praticou a medicina por um período de quase 40 anos, marcando uma longa história de dedicação e amor a esta cidade.
No período em que morou em Aracati, realizou, junto a seu irmão Assis Maia e ao amigo Nóbrega, vários procedimentos cirúrgicos, salvando vidas aracatienses. Passando um tempo, cursou residência médica em ginecologia e obstetrícia, passando a cuidar da saúde das mulheres e gestantes, o que fazia com maestria, tornando-se membro efetivo da Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, com o título de especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e pela Associação Médica Brasileira.
Em Aracati, foi diretor do Hospital Santa Luiza de Marilac e chefe do serviço médico da Previdência Social. Recebeu o título de cidadão aracatiense, por conta dos tantos anos de serviços prestados à população aracatiense, um título do qual ele muito se orgulhava.
Ainda que tenha se mudado novamente, em 1983, para Fortaleza, onde assumiu a direção do Hospital Geral César Cals, manteve sempre o vinculo com a cidade de aracati e os aracatienses. Tanto é verdade, que foi eleito vice-prefeito de Aracati, no governo de abelardo Filho, momento este que marcou seu primeiro contato com a vida política.
Em 1985 foi Diretor Geral do Hospital de Fortaleza, onde foi também chefe do serviço de obstetrícia.
Neste mesmo ano, foi escolhido, pela Tribuna de Ceará, como uma das Forças Vivas do Estado, como um dos destaques na área médica.
Em sua formação acadêmica, fez especialização em ultrassonografia obstétrica e ginecológica, tornando-se chefe do serviço de Ultrassonografia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand.
No Hospital São Raimundo, onde trabalhou por vários anos, foi chefe do serviço de obstetrícia. Dentre os tantos cargos que ocupou, um dos que mais teve orgulho foi de Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Ceará, entre os anos de 1993 a 1998.
Devido ao vinculo permanente com Aracati, foi novamente vice-prefeito em 2001, no governo de José Hamilton, que faleceu durante seu mandato e fez do Dr. Xavier Maia, naquela ocasião, o novo prefeito.
Durante todo este periodo em que esteve dividido entre Aracati e Fortaleza, jamais deixou de ajudar a todos os aracatientes que o procuravam.
Para o Dr. Xavier, a vida se resumiu a exercer a medicina como uma arte e a amar incondicionalmente a sua família. Esta homenagem será a realização de justiça à história de um grande homem, que teve sua vida inteira pautada na ética e na honestidade.
Foi um grande filho, um grande pai, um grande marido e um excelente profissional.
Dr. Xavier Maia faleceu em 10 de março de 2012, depois de lutar durante 13 anos, brava e dignamente, contra um câncer renal, sem jamais deixar de exercer as funções que amou, de médico e pai, até o último dia.
Solicito, portanto, o apoio de meus nobres Pares a esta propositura.
JOSÉ ALBUQUERQUE
DEPUTADO