PROJETO DE LEI N.º 42/14

 

DENOMINA MARIA DAURÉA LOPES A NOVA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO DISTRITO DE JOSÉ DE ALENCAR, MUNICÍPIO DE IGUATU, ESTADO DO CEARÁ.

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º. Fica denominada Maria Dauréa Lopes a nova Escola de Ensino Médio do Distrito de José de Alencar, município de Iguatu, Estado do Ceará.

 

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 17 de março de 2014.

 

 

MIRIAN SOBREIRA

DEPUTADA

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Por ser justa, honrosa e merecedora de enaltecimento público e formal, apresento propositura que homenageia a senhora Maria Dauréa Lopes falecida em dez de março de 2014, aos 91 anos idade.

 

A justa homenagem póstuma denomina “Maria Dauréa Lopes” a nova Escola de Ensino Médio do Distrito de José de Alencar, que será construída no município de Iguatu, Estado do Ceará.

 

Natural de Iguatu, Maria Dauréa Lopes, mulher de hábitos simples, discreta, teve sua formação erguida em patamares sólidos, humano e familiar. Filha de Francisco Lopes de Oliveira e Ana Santa Divina, casou-se com Manoel Alves Sobreira. Dedicou sua vida na construção de uma família fraterna e na educação de seus três filhos: Socorro, Marcelo e Marta.

 

Dauréa Lopes foi exemplo de mulher virtuosa, singela e forte, sempre manteve uma postura firme quanto ao quesito educação. Foi uma das primeiras alfabetizadoras do Distrito de José de Alencar, lecionava em sua casa para familiares e vizinhos, em prol de uma educação abrangente e buscando expandir o hábito da escrita e da leitura.

 

A homenageada sonhava na edificação de uma sociedade mais justa, humana e de maior conhecimento para o povo do sertão. Residiu no Distrito de José de Alencar por um longo período, onde elegeu a localidade para criar e formar seus filhos.

 

Assim, o Distrito de José de Alencar será contemplado com importante instrumento de socialização e de expansão do saber: a escola. Como forma de reconhecer o papel da professora no seio da sociedade, indicamos o seu nome como forma de elucidar a importância do mestre na formação e construção de uma sociedade concebida por um saber democrático, formal e, sobretudo, humanitário e contínuo.

 

Diante do exposto, a homenageada, a senhora Maria Dauréa Lopes é merecedora da honra póstuma nesta proposição a ela conferida.

 

MIRIAN SOBREIRA

DEPUTADA