PROJETO DE LEI N.º 32/14
Denomina João Rolim de Moura (Joca Bonifácio) a CE-151 no trecho que liga o município de Umari ao município de Baixio no Estado do Ceará.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. Fica denominada João Rolim de Moura (Joca Bonifácio) a CE-151 no trecho que liga o município de Umari ao município de Baixio no Estado do Ceará;
Art. 2º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação;
Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.
PAULO FACÓ
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
João Rolim de Moura ou Joca Bonifácio como era mais conhecido, nasceu na Fazenda Malhada das Pombas, pertencente ao município de Umari, Ceará, em 17 de abril de 1912, sendo o oitavo filho do bacharel em Direito – Dr. Bonifácio Gonçalves de Moura e Ana Rolim de Moura.
Após encerrar seus primeiros estudos na própria fazenda em que nasceu, ministrados por uma professora particular, Joca seguiu, em 1923, para estudar no internato do Colégio Diocesano Padre Rolim, na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, juntamente com o irmão mais novo, Zacarias, que posteriormente tornou-se o Bispo mais longevo da Diocese de Cajazeiras. Terminado o estudo primário Joca foi trabalhar na Empresa Algodoeira da Família Matos, localizada naquele município.
Em 1932 voltou à Fazenda Malhada das Pombas e com apenas 20 anos assumiu a sua administração em decorrência do falecimento do seu pai, Dr. Bonifácio. Dez anos depois, as terras pertencentes a Família foram divididas entre os irmãos e Joca passou a administrar a parte que lhe foi outorgada, a então fazenda Timbaúba, hoje denominada Fazenda Santelmo, localizada entre os municípios de Umari e Baixio, no Ceará, onde desenvolveu várias atividades agrícolas à plantação de algodão, milho e feijão, bem como atividades pecuárias.
Em janeiro de 1950 casou-se com Guiomar Ferreira Rolim, natural de Baixio, com quem conviveu durante mais de 50 anos e tiveram 13 filhos.
Na política, participou do Diretório do PSD e assumiu a Câmara Municipal de Umari, em 1961. Foi eleito vice-prefeito do município em 1970 dividindo chapa com Clodomiro Regino de Sousa (Codó), cumprindo mandato de dois anos.
Joca foi um homem detentor de grande religiosidade, exercendo a predência da irmandade de São Vicente de Paula, da Paróquia de São Gonçalo do Amarante de Umari e colaborador fiel das festas dos Padroeiros.
João Rolim de Moura, Joca Bonifácio, faleceu em seu lar no dia 27 de abril de 2000, em companhia de sua esposa e amigos, assistido pelo médico Dr. Nino – Um grande amigo – modo ao qual se referia. A simplicidade do seu nascimento e de sua existência foi mantida na simplicidade de sua morte.
PAULO FACÓ
DEPUTADO