PROJETO DE LEI Nº 20/14

 

DENOMINA DE DR. ANTONIO MOREIRA

MAGALHÃES A UNIDADE DE PRONTO

ATENDIMENTO – UPA, DO MUNICÍPIO DE

QUIXADÁ.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ decreta:

 

Art. 1º. Fica denominada de DR. Antonio Moreira Magalhães a Unidade de Pronto Atendimento - UPA, do Município de Quixadá

 

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, aos 25 de fevereiro de 2014.

 

Deputado Osmar Baquit

 

JUSTIFICATIVA

 

O Presente Projeto de Lei visa homenagear a pessoa de Antonio Moreira Magalhães que, como cidadão e profissional da saúde, prestou relevantes serviços em prol da saúde do povo Cearense, em especial ao povo de Quixadá.

 

Antonio Moreira Magalhães, nasceu no município de Pentecoste no dia 03 de dezembro de 1935, filho do funcionário do DNOCS, José Magalhães da Silva, e de Matilde Moreira Magalhães, dona de casa,natural de Apuiarés/CE.

 

Em meados de 1945 veio morar com os avós paternos em Quixadá, precisamente no Distrito de Choro Limão, para iniciar seus estudos primários.

 

Passado algum tempo seus avôs mudaram-se para a capital cearense e o ora homenageado deu continuidade aos estudos no colégio Municipal. Ao terminar o curso ginasial logo ingressou no Liceu do Ceará para concluir o científico. Esforçado nos estudos foi aprovado no vestibular para medicina na Universidade Federal do Ceará – UFC, em 1958.

 

Durante o curso de nível superior, participou de vários momentos que marcaram sua trajetória de vida, podendo citar: Estagiário na Santa de Casa de Misericórdia durante todo curso, e aos fins semana a convite do Dr. Eudásio Barroso vinha prestava serviços no antigo Hospital e Maternidade Jesus, Maria e José, prestou serviços até o ano de 2011. Em 1965 recebe a outorga de grau em Medicina, um sonho aparentemente impossível, mas alcançado com muita dedicação e esforço.

 

Logo que se formou fundou seu primeiro consultório médico no Município de Quixadá, desempenhando a função de clínico geral.

 

Casou-se com a quixadaense Maria Laura Gomes Magalhães, filha do Benfeitor Joaquim Gomes da Silva e Luiza Cavalcante Gomes. Do matrimonio conceberam os filhos: Fabíola, Gisela, Ciro e Aída, que destes nasceram seus 11 netos, que incansavelmente demonstrava seu imenso amor e o cuidar de avô.

 

Em 1970, ingressou no Colégio Sagrado Coração de Jesus, lecionando Biologia e por durante 10 anos o fez voluntariamente.

 

Em sociedade com os médicos Dr. Arlindo Simões e Dra. Íris Bezerra Holanda, no ano de 1975 inaugurou a pioneira Clínica em Especialidades Médicas denominada - Clínica Dr. Rui Maia.

 

Dentre outras atividades, a convite do Dr. José Bonifácio, foi médico na localidade de Maravilha, Distrito de Choró Limão. Durante todo esse tempo desempenhou com muito esmero sua atividade técnica em várias localidades do Sertão Central.

 

Foi o primeiro Diretor Geral do Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso, nomeado pelo então prefeito de Quixadá, Jóse da Páscoa. Logo depois, foi empossado pelo Governador do Estado do Ceará, o Sr. Ciro Gomes, delegado da saúde, respondendo por Quixadá e municípios circunvizinhos.

 

Em 1979 recebeu da Câmara Municipal de Quixadá o Título de Cidadão Quixadaense, tendo esta Casa Legislativa lhe condecorado com inúmeras homenagens. Com isso, muitos foram os convites para ingressar na carreira política, porém, de maneira sensata, recusou-o e sempre da mesma forma servia ao povo.

 

Na vida social, foi membro do Rotary Club de Quixadá durante 46 anos, sendo eleito presidente por três mandatos. Na sua gestão destaca-se uma de suas principais ações a construção da Escola Professora Maria Cavalcante Costa (escola Rotary), que funciona até os dias atuais, no Bairro Campo Novo, bairro de Quixadá.

 

Foi perito médico do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, durante longos 20 anos, e na mesma função de perito, atuou como médico Cooperado da Unimed do Sertão Central.

 

Em 2005 a convite da prefeita Iracy Duarte Dantas, assume a auditoria do município de Choró, terra esta que ele também tinha um enorme carinho. Também foi Auditor do município de Quixadá durante muitos anos, sendo o primeiro a ter especialidade em urologia e fazer cirurgia urológia. Participou ativamente em mais de 120 congressos nacionais e internacionais, procurando sempre aprimorar seus conhecimentos para melhor atender seu povo.

 

Foram 46 anos de labuta médica dedicada ao povo de Quixadá e Sertão Central. Tinha na profissão o verdadeiro compromisso de salvar vidas, com ética e sobretudo humildade, oferecendo o seu melhor.

 

Uma de suas frases que podemos tirar como exemplo de vida era “não faça favor pela metade, faça com amor e sem pensar em recompensas, porque esta quem dar é Deus quando a gente menos espera”.

 

OSMAR BAQUIT

DEPUTADO