PROJETO DE LEI N.º 19/2014

 

Denomina Carlos de Albuquerque Lima, a CE - 176, no trecho de seu entroncamento com a CE - 187, até o Campo de Pouso da Cidade de Tauá, e Francisca Gomes Vieira (Dona Freitinhas) o trecho entre o Campo de Pouso da Cidade de Tauá ao Município de Independência.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º Fica denominada Carlos de Albuquerque Lima, a rodovia CE - 176, no trecho de seu entroncamento com a CE - 187, até o Campo de Pouso da Cidade de Tauá, e Francisca Gomes Vieira (Dona Freitinhas) o trecho entre o Campo de Pouso da Cidade de Tauá ao Município de Independência.

 

Art.2º Esta Lei em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário, especialmente as Leis nºs 13.912, de 18 de julho de 2007 e 15.422, de 12 de setembro de 2013.

 

 

SERGIO AGUIAR

DEPUTADO

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O presente projeto de lei tem o objetivo de corrigir uma injustiça cometida, quando a Lei nº 15.422, de 12 de setembro de2013, revogou a justa homenagem ao Senhor Carlos de Albuquerque Lima, que tanto dedicou-se em prol da comunidade de Tauá, mormente por ser genitor de Chiquinho Feitosa, logicamente já ressaltando as qualidades da Senhora Francisca Gomes Vieira (Dona Freitinhas), conforme veremos adiante na descrição da vida dos homenageados.

 

Nascido em Paracurú, Ceará, no ano de 1916, Carlos Albuquerque Lima passaria a ser um dos pioneiros no sistema de transporte urbano em Fortaleza, vindo a fundar a Autoviária São Vicente de Paulo Ltda., em 1951.

 

Sua vida de trabalhador iniciou-se desde muito cedo, Carlos Albuquerque Lima, era um homem de visão, queria realizar. Além de levar o transporte aos bairros mais afastados, ligando-os ao centro da cidade, ainda inovou na contratação do seu corpo de funcionários, sendo o primeiro empresário a contratar deficientes físicos para exercer as mais variadas funções dentro de sua empresa. Esta prática passou a ocorrer desde 1955, onde houve períodos em que se chegava a ter até 10% de deficientes físicos, trabalhando a maioria deles como cobrador. Empresário que caracterizava-se também pela maneira singular com que tratava seus empregados, contagiando todos com seu espírito humanitário e acima de tudo tinha a humildade dos sábios.

 

Empresário de sucesso neste setor fundou juntamente com outros empresários, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará, o atual Sindiônibus. Foi presidente desta entidade no período de 1960 a 1962, lutando pela expansão do transporte em Fortaleza, ligando comunidades mais distantes ao centro da Cidade.

 

De extremada simplicidade, Carlos de Albuquerque Lima era um homem reconhecido por isso. Foi homenageado ao longo de sua história, pela maneira humana com a qual pautou sua vida empresarial, com várias medalhas e títulos como a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador (1991), Medalha Boticário Ferreira, pela Câmara Municipal de Fortaleza (1994), Mérito do Transporte Urbano Brasileiro (1997) e Medalha JK do Mérito do Transporte, no Grau de Oficial (1999). Faleceu no dia 03 de agosto de 1999, aos 83 anos de idade, sendo referencial de homem e empresário.

 

Quanto à Senhora Francisca Gomes Vieira (Dona Freitinhas), esta nasceu no Município de Tauá aos quatorze dias de agosto do ano de 1896. Filha do Coronel Domingos Gomes de Freitas (Prefeito de Tauá) e da Sra. Maria Francisca Gomes de Freitas.

 

Contraiu matrimônio com o senhor Antônio Vieira Gomes que era agropecuarista e vereador deTauá. Deste enlace nasceram dois filhos, Maria Gomes de Oliveira Câmara (Esposa do Dr. José Ózimo da Silva Câmara —Juiz de Direito em Fortaleza) e Luiz Gonzaga Gomes Vieira (Procurador do Município de Fortaleza) e estes lhes deram dez netos, dentre eles o Sr. Antônio Gomes da Silva Câmara (ex-Deputado Estadual e Ex-Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará).

 

São seus irmãos: Manuel Gomes de Freitas (Nelo, ex-Deputado Estadual), Antônio Gomes de Freitas (Lisboa, Ex-Deputado Estadual). Juvêncio Gomes de Freitas (Agropecuarista), Frütuoso Gomes de Freitas, (Médico), Isabel Gomes de Almeida, Elvira Gomes da Frota, Domingas Gomes de Aguiar (Mãe do Dr. Domingos Gomes Aguiar (Médico e ExPrefeito de Tauá e Tia do Vice-Góvernador do Estado do

Ceará, Domingos Filho, Ana Gomes de Freitas e Isa Gomes de Freitas (Freira).

Francisca Gomes Vieira, Dona Freitinhas era pessoa dedicada ao lar e a família.

 

Procurava ajudar aos parentes e amigos. que a procuravam. Sempre deu bons exemplos e lições com seu bom caráter. Era pessoa de fino trato e o que a deixava mais entusiasmada era ajudar aos mais necessitados. Coloca de lado sua vida particular para atender a quem dela precisasse e assim conquistou admiração da população do município de Tauá.

 

Veio a falecer em 30 de janeiro do ano de 1957 em sua cidade natal.

 

Pelos motivos expostos, nada mais justo que denominar a CE -176, nos trechos indicados no presente Projeto de Lei, para homenagear tão ilustres cidadãos cearenses que prestaram relevantes serviços na Região dos Inhamuns, notadamente no Município de Tauá.

 

SERGIO AGUIAR

DEPUTADO