PROJETO DE LEI N.º 09/2013
Denomina oficialmente de Miguelzinho Carvalho o trecho que vai do município de Icapuí a Divisa do Rio Grande do Norte da Rodovia CE 261.
A ASSEMBÉIA LEGISLATIA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Fica denominada de Miguelzinho Carvalho o trecho que vai do município de Icapuí a Divisa do Rio Grande do Norte da Rodovia CE 261, no estado do Ceará.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
PAÇO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.
DEDÉ TEIXEIRA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
O cidadão cearense Miguel de Oliveira Carvalho, mais conhecido Miguelzinho Carvalho, nasceu em 09 de maio de 1913, no distrito de Icapuí, cidade então pertencente a cidade de Aracati, filho de João Aniceto de Carvalho e Izabel de Oliveira Carvalho.
Homem de origem e prática simples que, com serenidade, conquistou o respeito e a amizade da comunidade praiana, praticando a solidariedade e a justiça, em busca da paz, vindo a contrair matrimônio com Maria Dolores de Oliveira Carvalho, com quem teve 11 filhos, todos nascidos em Icapuí.
Dentre outras atividades desenvolvidas, contribuiu com o estado cearense como agropecuarista, comerciante, apicultor, produtor de aguardente de cana, armador de Pesca, produtor de cerâmica (tijolos e telhas) e avicultor.
Durante a epidemia da malária, dedicou-se, como voluntário, a aplicar injeções nas pessoas acometidas pela doença, tendo recebido como recompensa não ter sido acometido pela moléstia.
Exerceu, também, como voluntário, o cargo de Inspetor Escolar, colaborando no acompanhamento do desempenho das escolas do distrito de Ibicuitaba e na elaboração dos mapas de frequência e relatórios.
Embora nunca tenha exercido cargo político, detinha uma liderança, especialmente nas comunidades de Melancias, Peixe Gordo e Manimbu, orientada pelos interesses dessas comunidades.
Intermediou, com sucesso, vários conflitos de terra, finalizados com a elaboração de escrituras particulares que ele mesmo lavrava.
Trabalhou, com muita determinação, pela emancipação do município de Icapuí e construção da estrada que liga as cidades de Icapui – CE e Tibau – RN, conquistas das quais muito se orgulhava.
Como forma de reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados, Amigo da Marinha, conferida por relevantes serviços prestados à instituição.
Faleceu em 14 de maio de 1989, poucos dias depois de completar 76 anos, deixando lembranças de um grande lutador de nossa sociedade cearense.
DEDÉ TEIXEIRA
DEPUTADO