PROJETO DE LEI N.º 87/2013
RECONHECE A CIDADE DE BANABUIÚ COMO A CAPITAL DA FEIRA DE ARTES DO ESTADO DO CEARÁ
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º-A cidade de Banabuiú passa a ser considerada a Capital da Feira de Artes do Estado do Ceará.
Art. 2º- Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
FERNANDA PESSOA
DEPUTADA
JUSTIFICATIVA
A Feira de Artes de Banabuiú, conhecida como Banartes, é um evento regional realizado anualmente entre os meses de junho e julho.
Misturando cultura, música, gastronomia, artesanato e artefatos, a Banartes está entre os grandes eventos do nordeste brasileiro. São ao todo 03 (três) dias de evento, que une música, artesanato e gastronomia, sendo estes os três blocos que sustentam a grandiosidade da Banartes.
Nos 03 (três) dias de evento a programação acontece da seguinte forma: Abertura oficial do evento com o Cortejo Tudo Junto e Misturado; Feira de Artesanato; Gastronomia e Artefatos. O evento também conta com apresentação teatral, Fest Peixe, Festival de Sanfoneiros, Festival de Violeiros, Festival da Canção, Show de Calouros, Show com Bandas de Forró, Palestras Educativas, Oficinas de Arte, Apresentações de Quadrilhas e Apresentações de Grupos de Dança.
Seu processo de construção partiu desde o ano de 1988 com o objetivo de dar maior destaque a cultura local, exaltando o trabalho das comunidades locais através da exposição e venda dos produtos por elasconfeccionados.
O Grande incentivador para a realização do evento foi o Dr. Benedito Gonçalves de Melo, tendo a idéia partido de um grupo de amigas: Ana Dina, Lila Lopes, Marília Sá, Maristela Sá, Orquidéia Maia e Rosi Maia, jovens que se comprometeram com a função principal do evento, que é a valorização da cultura e da arte popular do município de Banabuiú.
A feira transforma os espaços da cidade em verdadeiros centros culturais, com a fusão de tradições já enraizadas e atividades que promovem o crescimento artístico, econômico e cultural da cidade.
O evento é tão importante para a cidade de Banabuiú que vem com o aspecto de Feira de Artes, exatamente para que haja uma valorização por parte do visitante aos produtos expostos à venda.
Aproximadamente 12 (doze) mil pessoas circulam durante os 03 (três) dias pelos espaços da feira, público composto por população local, visitantes, comerciantes, empresários do setor artístico-cultural e representantes da área de turismo e cultural do Estado do Ceará.
A importância da Benartes para o município de Banabuiú é tanta, que a sua permanência no Calendário de eventos do município já está consolidada, resta-nos buscar um espaço no calendário de atividades cultural do Estado para que a Feira de Artes passe a ser conhecida a nível nacional.
Em 2013, teremos a vigésima quinta edição da Banartes, configurando-se um caldeirão cultural, pois nela há participação de todos os segmentos da sociedade.
Por todo o exposto, solicitamos o apoio de todos os colegas parlamentares para a aprovação desse importante projeto.
FERNANDA PESSOA
DEPUTADA