PROJETO DE LEI N.º 57/2013

 

Denomina Vereador José Brasilino de Freitas (Zé Maia) a CE-257 no trecho que liga a CE-359 à sede do município de Ocara no Estado do Ceará.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º. Fica denominada Vereador José Brasilino de Freitas (Zé Maia) a CE-257 no trecho que liga a CE-359 à sede do município de Ocara no Estado do Ceará.

 

Art. 2º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

PAULO FACÓ

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

 

A presente proposição objetiva prestar homenagem ao Sr. José Brasilino de Freitas (Zé Maia), nascido no município de Quixadá, aos 09 de julho de 1917.

 

Filho do Sr. Francisco Brasilino de Freitas e Dona Maria Maia de Freitas. Era casado com a quixadaense Gilvanira Azevedo de Freitas e irmão do deputado Sebastião Brasilino de Freitas. Foi vereador constituinte no município de Ocara. Era pessoa dedicada à causa pública, tendo tido marcante atuação na defesa dos agricultores durante às secas, notadamente a do ano de 1958, quando em companhia de seu irmão, Deputado Brasilino de Freitas, marcou presença significante na vida dos sertanejos de toda região.

 

Deixou vários filhos. É conhecido em toda região do Maciço de Baturité e cidades vizinhas como um pacificador. São seus irmãos: O Deputado Brasilino de Freitas; Manuel Brasilino de Freitas (Manú do Cartório); Antônio Cícero de Freitas (Inspetor Fazendário); Moacir Brasilino de Freitas; Henriqueta Maia de Freitas; Celina Maia de Freitas e Zélia Freitas da Silva.

 

Zé Maia, assim como era carinhosamente conhecido, foi um homem destemido, respeitado e um eterno conciliador e que teve sua vida pautada em defesa dos menos favorecidos.

 

Veio a falecer, lamentavelmente, no dia 13 de setembro de 2002 na cidade de Fortaleza aos 85 anos.

 

Pelos motivos expostos, nada mais justo que denominar a CE 257, no trecho que liga a CE 359 ao centro da cidade de Ocara (que não possui denominação oficial) à pessoa de “Zé Maia”, trecho este, tantas vezes por ele percorrido, tanto na defesa dos direitos dos humildes trabalhadores, quanto no socorro dos enfermos ao hospital local.

 

SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARA

 

PAULO FACÓ

DEPUTADO