PROJETO DE LEI N.º 35/2013

 

DENOMINA DE FRANCISCO MANSUETO DE SOUZA O CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS – CEO SITUADO NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL, ESTADO DO CEARÁ

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 01 – Denomina de Francisco Mansueto de Souza o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO do Município de Cascavel, Estado do Ceará.

 

Art. 02 – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Sala da Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

 

 

DEDÉ TEIXEIRA

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Francisco Mansueto de Souza (Ex-Prefeito e Médico), filho de Abdon Galdino de Souza e de Maria Marcelo de Souza, nasceu em 21 de setembro de 1926.

 

Foi alfabetizado pelas professoras Sinhá Frota e Júlia de Melo. Em 1937, estudou no Colégio Rio Branco, ainda em Cascavel. Parte do seu curso primário foi feito no Patronato Juvenal de Carvalho, sendo o primeiro aluno do sexo masculino ali admitido. Em seguida (1941) foi para o Colégio Cearense.

 

Em 1948 fez o vestibular da Faculdade de Medicina do Ceará, sendo um dos seus alunos fundadores

 

Em 1949 transferiu-se para a Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, concluindo o curso no ano de 1954.

 

Fixou residência em Cascavel em 1955, onde, durante dez anos trabalhou sem qualquer remuneração no Hospital-Maternidade Nossa Senhora das Graças, fazendo atendimento em tempo integral (era o único médico da cidade) e humanitário aos mais carentes. Muitas vezes percorrendo léguas de distância a cavalo para atender os pacientes.

 

Em 1958 candidatou-se a prefeito de Cascavel pelo PTB, sendo eleito para o período de 1959-1963.

 

Suas principais obras como prefeito:

 

Estradas carroçáveis para os distritos da Caponga e Jaquarecoara, construído com um trator por ele mesmo adquirido.

 

1. Barragens dos rios Choró e Malcozinhado.

2. Construção da Praça Juvenal de Carvalho.

3. Calçamento em Pindoretama.

4. Chafariz e Matadouro em Pintombeiras.

5. Reativação da unidade geradora de energia elétrica na cidade, que se encontrava as escuras.

6. Doação do terreno para a construção do Clube Recreativo Cascavelense - CRC

Instalou junto com o Governo Federal a Fundação Serviços Essenciais de Saúde Pública – Fundação SESP.

7. Em 1962 elegeu seu sucessor, Capitão Raimundo Nogueira (PTB).

 

Em 1965 fez residência médica no Hospital Pedro Enesto, no Rio de Janeiro, na especialidade de cardiologia, com o prof. Aarão Belchimol. Logo depois mudou para Santana do Livramento – RS, terra de sua amada esposa, onde clinicou até 1982.

 

Retornando ao Ceará, foi admitido como médico do INPS, em Fortaleza, até 1992.

 

Ocupou o cargo de Auditor Médico de Previdência Social em Fortaleza. Após se aposentar, voltou então a Cascavel, passando, novamente a trabalhar no Hospital-Maternidade Nossa Senhora das Graças, até a data de seu falecimento em 1º de novembro de 2009.

 

Casou-se com Ritta machado de Souza (gaúcha), com teve os filhos: Maria Terezinha (esposa do ex-perfeito e médico Décio Paulo Bonilha Munhoz – gestão 2009-2012), Carlo Mansueto (médico em Cascavel), Hugo Machado (agrônomo em Cascavel), Marcos Mansueto (médico em Cascavel) e Jaqueline (artista plástica na Holanda).

 

Pelo exposto, apresentamos a proposição para análise, na certeza de que a justa homenagem será de grande valor para um homem que muito contribuiu para o desenvolvimento cearense.

 

Informações extraídas dos livros:

 

Cascavel 300 anos. Antônio Manoel de Sousa (Barão); Evânio Reis Bessa; José Nelson Bessa Maia; Osvaldo Benício Sampaio. 1ª edição. Editora Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza- UNIFOR. Fortaleza: 1994. Pág. 273 e 274.

 

Idem. 2ª Edição, 2001. pág. 79-80.

 

Cascavel Retalhos de sua história. Francisco de Sena Rodrigues. 1ª Edição. Editora Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza- UNIFOR. Fortaleza: 2011. Pág. 129- 131.

 

DEDÉ TEIXEIRA

DEPUTADO